História da Ariel

Bournbrook, Inglaterra

 De 1902 a 1970

 Fundada por:  James Starley - William Hillman -  -  - 

A companhia original foi estabelecida em 1870 para fabricar bicicletas. Em fusão com a Westwood Manufacturing em 1896, dois anos depois desenvolveu um triciclo equipado com motor de Dion. Logo em seguida, Hillman deixou a companhia para fundar a Premier Motorcycles.

Em 1902 a Ariel produziu sua primeira motocicleta com um motor Kerry com uma inovadora ignição por magneto e carburador flutuante. Em 1905 a Ariel foi adquirida por Charles Sangster que construiu uma dois tempos com três marchas vendida como Ariellete. Mas sua pequena fábrica fechou com o estouro da Primeira Guerra. Em 1918, o filho de Sangster, Jack desenvolveu uma moto com um motor White & Poppe de 4 hp, que obteve grande sucesso.

Jack aumentou o leque de produtos com as máquinas de 586cc e 992cc e convenceu o designer Val Page a ingressar na companhia.

A Ariel se fundiu com uma companhia chamada Components Ltd., mas esta empreitada terminou em 1930. Jack estava decidido a ir para Birmingham e construir uma nova fábrica. Uma de suas primeiras motos foi a Ariel Square Four, projetada por Edward Turner, seguida pela Ariel Red Hunter, que fez sucesso o suficiente para deixar a Ariel apta a comprar a Triumph.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Ariel foi convertida em produção militar, incluindo a Ariel W/NG 350, uma moto militar baseada na Red Hunter, mas com um vão -livre do solo aumentado. Em 1944 a companhia foi vendida para a BSA e a modelo KH 500 foi produzida junto com a mais potente Huntmaster, que tinha um motor BSA A10 de 650cc modificado.

A Redhunter formou a base para que Sammy Miller vencesse muitas competições em 1955. Em 1959, a Ariel quebrou as tradições e produziu a Ariel Leader, uma 250 totalmente carenada que unia os benefícios de uma moto com as vantagens de uma scooter.

A BSA decidiu fechar a fábrica em 1963 e transferir a produção para Small Heath. Em 1967, a Ariel produziu sua última moto, a Arriel Arrow 200.

Em, 1970 a Ariel produziu a Ariel 3, um triciclo automático de 49cc, com uma articulação entre as seções dianteira e traseira, que permitia dobrar o quadro durante as curvas. Neste mesmo ano, a Ariel fechou as portas.

Principais Motos Ariel

      

EXTRAS

BANCO DE DADOS

338

Fichas técnicas cadastradas no Motorium

RANKINGS

Yamaha RX 180 Custom 

A mais buscada no Motorium com 4552 visualizações!

ARTIGOS

Motos turbo de fábrica

MERCADO

Tabela de preços de motos 0km comercializadas no Brasil!

SOCIAL

Facebook Icon