História da Buell

East Troy, Estados Unidos

 De 1983 a 2009

 Fundada por:  Erik Buell -  -  -  - 

Após deixar o emprego na Harley-Davidson, o engenheiro mecânico Erik Buell fundou a Buell Motorcycle Company em 1983. Sua primeira moto, lançada naquele mesmo ano, foi a RW750 desenvolvida especialmente para competir na AMA Formula One, um campeonato de motos de estrada. Quando o campeonato foi extinto, Erik Buell procurou focar suas criações em motos de rua equipadas com motores Harley-Davidson.

Em 1987, na cidade de Rockville, Devin Battley abriu a primeira concessionária Buell e é também o proprietário da Buell nº1, uma RR1000 que está em sua coleção particular.

Em 1993, a Harley-Davidson compra 49% da Buell, investindo 500 mil dólares e tomando a casa de Erik Buell como garantia. Indo contra os conselhos de seu advogado, Buell aceitou o negócio. Em 1998,a Harley-Davidson compra as ações majoritárias e transforma a Buell numa subsidiária de motos esportivas equipadas com motores Harley-Davidson modificados. O motor refrigerado a água que equipa as Harley V-Rod em parceria com a Porsche, na verdade foi originalmente criado por Erik Buell em 1998 para as competições da AMA Superbike. A Harley-Davidson resolveu dar continuidade ao desenvolvimento do motor e equipá-lo numa sport-cruiser, que na opinião de Erik Buell, acabou ficando "muito grande, muito pesado, muito caro e muito tardio".

Em 2008, quando Keith Wandell foi contratado como CEO da Harley-Davidson, questionou o porquê da companhia manter uma subsidiária de motos esportivas, tendo em mente que motos custom, davam mais retorno financeiro. Em Outubro de 2009, a Harley-Davidson anunciava o fim da produção das motocicletas Buell.

A Buell deixou um grande legado tecnológico para as motocicletas de rua, como os freios com Carga Torcional Zero (ZTL na sigla em inglês) com um grande disco perimetral flutuante na roda dianteira, apenas um caliper, o que tornava o sistema mais leve do que os tradicionais discos duplos.
Outras tecnologias introduzidas por Buell foram o quadro-tanque, onde o combustível fica armazenado na estrutura da moto, enquanto os braços da suspensão traseira comporta o óleo lubrificante. E o escapamento montado logo abaixo do motor. Tais técnicas centralizam melhor a massa e ajudam a reduzir o centro de gravidade.

O design da Buell se focava na boa dirigibilidade, na pilotagem confortável, fácil manutenção, e uma performance compatível com o mundo real. A filosofia da Buell se apoiava no que Erik Buell chamava de "Trilogia Técnica" : centralização de massas, baixo centro de gravidade e rigidez torcional.

Principais Motos Buell

         

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