História da Honda

Hamamatsu, Japão

 Desde 1948

 Fundada por:  Soichiro Honda - Takeo Fujisawa -  -  - 

Soichiro Honda começou trabalhando como mecânico na Shokai Art, uma preparadora de veículos para corridas. Em 1937, com o financiamento de um conhecido, Kato Shichiro, Honda fundadou a T?kai Seiki (Eastern Sea Precision Machine Company) para fazer anéis de pistão. Depois de fracassos iniciais, a Tokai Seiki ganhou um contrato para fornecer anéis de pistão para a Toyota, mas perdeu o contrato devido à má qualidade de seus produtos. Com isto, Honda frequentou a escola de engenharia, sem se formar, e visitou fábricas ao redor do Japão para entender melhor os processos de controle de qualidade da Toyota.

Assim, em 1941 Honda foi capaz de produzir anéis de pistão em massa com qualidade aceitável para ??a Toyota, através de um processo automatizado que poderia empregar trabalhadores não qualificados, mesmo em tempo de guerra.

Durante a Segunda Guerra, a T?kai Seiki foi colocada sob controle do Ministério do Comércio e Indústria e a Toyota adquiriu 40% da empresa. Após o bombardeio norte-americano em 1944 e um terremoto em 1945, Soichiro Honda vendeu os restos de sua fábrica para a Toyota e usou o capital para fundar a Honda Technical Research Institute. Em 1946 vendeu 500 bicicletas motorizadas montadas com motores geradores de rádio de 50cc excedentes de guerra. Quando os motores se esgotaram, Honda começou a construir a sua própria cópia do motor Tohatsu, e fornecendo-os para clientes anexarem em suas bicicletas. Esta foi a Honda Modelo A, apelidado de Bata Bata por causa do som feito pelo motor. A primeira motocicleta completa, com quadro e motor feito pela Honda, foi o modelo 1949 D, a primeira Honda a ganhar o nome Dream. A Honda Motor Company cresceu em um curto espaço de tempo para se tornar a maior fabricante mundial de motocicletas em 1964.

Em 1971 a Honda Motor do Brasil começou suas operações importando motocicletas e produtos de força. Em 1975 construiu sua fábrica em Manaus e em 1976 começou a produção da Honda CG 125 que domina as vendas de motocicletas no Brasil até hoje. Em 1990, o CEO Nobuhiko Kawamoto designou Soichiro Irimajiri para criar a Honda of America Manufacturing em Marysville produzindo utilitários esportivos.

Hoje a Honda atua nas áreas de motocicletas, autmóveis, engenharia, robótica, agricultura, cortadores de grama, colheitadeiras, sopradores, pulverizadores, removedores de neve, geradores, bombas, motores de popa, barcos infláveis, etc.

Principais Motos Honda

               

EXTRAS

BANCO DE DADOS

324

Fichas técnicas cadastradas no Motorium

RANKINGS

Suzuki GN 250 Intruder 

A mais buscada no Motorium com 4390 visualizações!

ARTIGOS

Cronologia da CB 400 e CB 450

HISTÓRIA

A trajetória dos principais fabricantes de motocicletas do mundo!

SOCIAL

Facebook Icon