História da IMZ-Ural

Irbit, Rùssia

 Desde 1942

 Fundada por:  Governo Soviético -  -  -  - 

As origens da IMZ-Ural estão ligados ao desenvolvimento de equipamentos no front oriental durante a Segunda Guerra. O Ministério da Defesa Soviético iniciou o desenvolvimento de uma motocicleta eficaz para o Exército Vermelho. As motocicletas até então utilizadas pelo exército soviético durante a Guerra de Inverno contra a Finlândia, não haviam funcionado satisfatoriamente no rigoroso clima e terreno russos.

Um novo modelo seria criado a partir das BMW R71 com side car, fornecidas à União Soviética pelo exército nazista durante o pacto de não-agressão assinado pelos dois regimes no final de 1939. Utilizando engenharia reversa, os engenheiros russos desmontaram 5 exemplares das BMW para criar moldes e formas para fabricarem seus próprios motores e transmissões em Moscoe. No início de 1941, os primeiros protótipos da Ural M-72 eram mostrados a Stalin que decidiu fabricá-las em massa.

Com produção em grande escala em Moscou produzindo centenas de M-72, os estrategistas soviéticos temiam um fácil bombardeio nazista à fábrica. Decidiram então, transferir a produção para das motocicletas para o leste da Rússia, na Região dos Montes Urais. O local escolhido foi o vilarejo de Irbit, localizado nas imediações da vasta Sibéria, longe do alcance dos bombardeiros alemães.

A única instalação disponível era uma destilaria nas imediações do vilarejo, convertido em centro de pesquisas e desenvolvimento para a construção em massa da M-72. Em 25 de Outubro de 1942, o primeiro lote de motocicletas M-72 foram para o fronte. Durante a Segunda Guerra Mundial, um total de 9.799 unidades da M-72 foram produzidas e entregues para destacamentos de reconhecimento e tropas motorizadas. Após a guerra, a fábrica foi expandida, e em 1950, 30.000 motocicletas foram produzidas.

Inicialmente, a URAL foi construída apenas para uso militar, mas no final dos anos 1950, a planta KMZ na Ucrânia assumiu a tarefa de fornecer suprimentos militares e a Irbitz Moto Works (IMZ) começou a se concentrar na fabricação de motocicletas para uso doméstico. Em 1957, as linhas de produção da M-72 foram vendidas para a República Popular da China.

O histórico de exportação das URAL começaram em 1953, principalmente para países em desenvolvimento. Entre 1973 e 1979, as URAL foram comercializadas pela SATRA no Reino Unido, como as motocicletas dos Cossacos

Atualmente, os produtos da Ural são voltados para o trabalho pesado na Rússia, porém visando as exportações, passou a contar com várias melhorias técnicas como adoção de injeção eletrônica e freios a disco em todas as rodas, além de adquirir peças de fornecedores externos como Nippon Denso, Brembo, Domino, Paioli e Ducati Energia. Além de melhorar a qualidade na montagem e fundição de peças, melhores tolerâncias de engenharia e melhores pinturas e cromagem.

A partir de 2007, a companhia adotou novas ignições Ducati, novos motores e transmissão, projetados pela Herzog na Alemanha, garantindo um motor mais silencioso e uma troca de marchas mais suave. Para 2010, a transmissão final foi reforçada. A produção em 2010 foi de 800 veículos na fábrica que empregava 155 funcionários. As maiores mudanças nas motocicletas a partir de 2014, incluindo freios a disco em todas as rodas, injeção eletrônica e pintura em pó, para maior durabilidade.

Principais Motos IMZ-Ural

   

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