História da KTM

Mattighofen,

 Desde 1934

 Fundada por:  Hans Trunkenpolz -  -  -  - 

A companhia foi fundada em 1934 por Hans Trunkenpolz em Mattighofen como uma metalúrgica chamada Kraftfahrzeug Trunkenpolz Mattighofen.

Após a Segunda Guerra Mundial, Trunkenpolz começou a considerar fabricar suas próprias motocicletas e o primeiro protótipo foi finalizado em 1953. A produção em série começou em 1954, com produção própria de todos os componentes, com excessão dos motores, fornecidos pela Rotax. Com apenas 20 funcionários, a produção inicial foi de 3 unidades ao dia.

Em 1955, o empresário Ernst Kronreif ingressou na companhia como sócio e comprou boa parte da sociedade. Ele renomeou a companhia como Kronreif & Trunkenpolz Mattighofen. A KTM lançou o primeiro ciclomotor chamado Mecky em 1957, o Ponny em 1960 e o Ponny II em 1962.

Kronreif morreu em 1960 e Tunkenpolz dois anos depois, vítima de uma ataque cardíaco. O nome da companhia mudou novamente para Krafträder Trunkenpolz Mattighofen com seu filho Erich gerenciando a companhia até sua morte em 1989. Nesta época, a companhia contava com 180 empregados e um faturamento de 3,5 milhões de euros.

Em 1978, foi fundada a subsidiária norte-americana KTM North America Inc. em Lorain, Ohio. O comércio internacional, aumentou o faturamento da empresa em 72%. Em 1980, ela foi renomeada como KTM Motor-Fahrzeugbau KG.

Em 1988, o faturamento com scooters e ciclomotores afundou rapidamente e a produção foi paralisada. Em 1991, a KTM foi acionada por insolvência e passou a ser gerenciada por bancos credores que a dividiram em quatro partes:
KTM Sportmotorcycles GmbH (hoje KTM-Sportmotorcycle AG), especializada em motos off-road;
KTM Fahrrad GmbH, produzindo bicicletas;
KTM Kühler GmbH, que produz sistemas de arrefecimento para carros e motos desde 1984;
KTM Werkzeugbau GmbH,que acabou absorvida pela KTM Sportmotorcycles.

Desde 1990, o design das motocicletas está a cargo de KiskaDesign, uma firma baseada em Salzburg. Ela é responsável por toda a marca da KTM, incluindo veículos, lojas, estandes e material impresso.

A partir de 2005, a KTM Sportmotocycles AG entregou 80.000 motos no mundo inteiro iniciando uma parceria com a Polaris Industries. Tal acordo deveria durar por dois anos, quando ambas as companhias se fundiriam em apenas uma. Mas em 2006, a KTM anunciou que o acordo havia sido desfeito prematuramente e que continuaria apenas para suprir motores de 450cc 510cc para a fabricante de ATVs.
Em 2007, a indiana Bajaj Auto adquiriu 14,5% da KTM Power Sports AG. Ambas assinaram um contrato de cooperação, onde a KTm forneceria know-how apra o desenvolvimento de motores de 125cc e 200cc refrigerados a água, enquanto a Bajaj iria dar suporte na distribuição de produtos KTM na índia e no sudeste asiático. Em dezembro de 2007, a Bajaj aumentou sua participação para 20%; em 2010 para 38% e em 2012, a Bajaj somava 47% do capital da KTM.

Principais Motos KTM

            

EXTRAS

BANCO DE DADOS

324

Fichas técnicas cadastradas no Motorium

RANKINGS

Suzuki GN 250 Intruder 

A mais buscada no Motorium com 4390 visualizações!

ARTIGOS

Cronologia da CB 400 e CB 450

HISTÓRIA

A trajetória dos principais fabricantes de motocicletas do mundo!

SOCIAL

Facebook Icon