História da Norton

Birmingham, Inglaterra

 Desde 1898

 Fundada por:  James Lansdowne Norton -  -  -  - 

A companhia original, Norton Motorcycle Company, foi fundada em 1898 na cidade de Birmingham como fabricante de peças e acessórios para bicicletas motorizadas. Em 1902, a Norton começou a fabricar motos com motores franceses e suíços. Em 1907, uma Norton pilotada por Rem Fowler venceu na classe Dois Cilindros no primeiro TT Isle of Man. O primeiro motor Norton foi construído em 1908, um monocilíndrico de válvulas laterais que seguiu sendo atualizado até os anos de 1950.

O emblemático logo apareceu em 1914 criado por James Lansdowne Norton e sua filha Ethel e é utilizado até hoje. Até então, o logo era o nome da empresa grafado no estilo "art nouveau" com letras maiúsculas.

Em 1913, a companhia passou por problemas financeiros, e a R.T Shelley Co., a maior credora, interveio e salvou a companhia. A partir daí, passou a ser controlada em conjunto por James L. Norton e Bob Shelley como Norton Ltd.

James L. Norton morreu em 1925 aos 56 anos, mas viu suas motocicletas vencerem nas categorias Senior e Sidecar, especificamente com a Modelo 18 de 500cc, a primeira Norton com válvulas no cabeçote. Desenhado por Walter Moore em 1927, o motor CS1 foi baseado no ES2 com comando no bloco do motor. Mas em 1930, Moore foi contratado pela NSU e depois disso, Arthur Carrol projetou inteiramente o novo motor OHC que seria a base de todos os outros motores Norton OHC e DOHC monocilíndricos. Até 1934, a Norton comprava caixas de câmbio e embreagens da Sturmey-Archer. Quando a Sturmey descontinuou a produção, a Norton comprou os direitos do projetos e entregou a produção destes componentes à Burman, um fabricante especializado. Entre 1937 e 1945, um quarto de todas as motos utilizadas pelo Exército Britânico eram Norton WD 16H e WD Big Four com Sidecar.

Depois da Guerra, a Norton voltou a produzir seus modelos civis aumentando sua linha de produtos gradualmente. O maior lançamento foi em 1949 com o Modelo 7, conhecida como Norton Dominator, uma 500cc com comando no bloco desenhada por Bert Hopwood. Nesta mesma época seu quadro do tipo Featherbed se tornou referência. A Norton também descobriu que o posicionamento do motor também poderia significar numa melhor ciclística.

Principais Motos Norton

         

EXTRAS

BANCO DE DADOS

338

Fichas técnicas cadastradas no Motorium

RANKINGS

Yamaha RX 180 Custom 

A mais buscada no Motorium com 4556 visualizações!

ARTIGOS

Motos turbo de fábrica

MERCADO

Tabela de preços de motos 0km comercializadas no Brasil!

SOCIAL

Facebook Icon