Yamaha YZF-R1 (45B6) - 2014

Bandeira Japan  A R1 está entre as referênicas em motos superesportivas desde que foi lançada em 1998. Nestes 15 anos passou por inúmeras melhorias para se manter no topo, ultimamente recebeu controle de tração, virabrequim crossplane e YCC-I que varia o tamanho do duto de admissão.


 Categoria  Super Racing
 Motor  Ciclo Otto , 4 Tempos
 Configuração   4  cilindros paralelos
 Arrefecimento   líquida
 Cilindrada (diâmetro x curso)   998 cm³ (78 mm x 52.2 mm)
 Comando de válvulas   DOHC, 16 válvulas
 Alimentação / combustível   MPFI Mikuni-Denso 45EIDW - Gasolina
 Sobrealimentação   Não
 Taxa de compressão   12.7:1
 Potência   182 hp a 12500 rpm
 Potência específica   182.36 cv/litro
 Torque   11.8 kgf.m a 10000 rpm
 Relação peso/potência   1.04 kg/hp
 Bateria   12 V 8.6 Ah
 Ignição   TCBI
 Eletrônica   
3 modos de pilotagem
Controle Eletrônico de Tração
Ride By Wire

 Partida   Elétrica
 Câmbio   Mecânico, 6 marchas
 Embreagem   Multidisco em banho de óleo / sistema deslizante
 Transmissão secundária   Corrente
 Quadro   Deltabox em alumínio
 Suspensão dianteira   Telescópica invertida regulável, Ø 43 mm, 119 mm
 Suspensão traseira   Monoamortecedor regulável, 119 mm
 Freio dianteiro   Disco duplo, 310 mm, 6 pistões
 Freio traseiro   Disco simples, 220 mm, 1 pistão
 Pneu dianteiro   120/70-ZR17
 Pneu traseiro   190/55-ZR17
 Comprimento   2070 mm
 Altura   1130 mm
 Largura   713 mm
 Entre-eixos   1414 mm
 Altura do assento   835 mm
 Vão livre   N/D
 Peso seco   189 kg
 Consumo médio   16 km/l
 Tanque e autonomia   18 L (288 km)
 Reservatório de óleo   3.7 L
 Emissão de CO²   165.4 g/km
 Preço sugerido em 2014   U$ 14.490
 Quanto custaria hoje   R$ 96.107
 Fator de aquisição  Legenda Fator de aquisição  218.3 Muito Difícil
 Complexidade mecânica  Legenda complexidade mecânica 52.8 Muito alta
 Aproveitamento mecânico  Legenda aproveitamento mecânico 377.7 Alto
 Porte  Legenda porte 233 Médio
 Nível de popularidade  Nível de popularidade 147.4 XP 
 Posição no Ranking   247º Posição no Ranking 
 Custo-Benefício Icone Custo-Benefício 6.8 Ruim
 Melhor utilização  Icone Track Days Icone Viagens 
 Defeitos Prováveis Falha no subchicote do farol causado pelo excesso de calor (recall modelos 2010-2014) / Trepidação e deslizes na embreagem nos primeiros anos do modelo / Caixa de câmbioi danificadas por uso de quick-shifters mal instalados

 Dados atualizados em: 22/Sep/2023

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