A Ténéré 660 é uma releitura da antiga XTZ 600 Z dos anos 90. Foi fabricada entre 2008 e 2116, comercializada na Europa, Ocenia, África do Sul e América do Sul. Foi desenvolvida sobre a plataforma mecânica da XT 660 R com a qual compartilha o mesmo motor Minarelli da XT 660R, porém mais bem preparada para longas viagens com tanque e banco maiores com a adição de um para-brisa.
Categoria | Dual Sport | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 1 cilindro | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 660 cm³ (100 mm x 84 mm) | |
 Comando de válvulas | OHC, 4 válvulas | |
Alimentação / combustível | EFI Denso-Mikuni 44EHS Ø 44 mm - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 10:1 | |
Potência | 48 hp a 6000 rpm | |
Potência específica | 72.73 cv/litro | |
Torque | 5.95 kgf.m a 5500 rpm | |
Relação peso/potência | 3.88 kg/hp | |
Bateria | 12 V 8 Ah | |
Ignição | TCI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 5 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Diamond tubular em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica regulável, Ø 43 mm, 210 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor a gás regulável, 200 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 298 mm, 2 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 245 mm, 1 pistão | |
Pneu dianteiro | 90/90-21 54S | |
Pneu traseiro | 130/80-17 65S | |
Comprimento | 2240 mm | |
Altura | 1477 mm | |
Largura | 900 mm | |
Entre-eixos | 1500 mm | |
Altura do assento | 899 mm | |
Vão livre | 260 mm | |
Peso seco | 186 kg | |
Consumo médio | 24.5 km/l | |
Tanque e autonomia | 22 L (539 km) | |
Reservatório de óleo | 2.9 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 2012 | U$ 7.295 | |
Quanto custaria hoje | R$ 50.709 | |
Fator de aquisição | 59.7 Difícil | |
Complexidade mecânica | 28.3 Média | |
Aproveitamento mecânico | 124.8 Médio | |
Porte | 337 Grande | |
Nível de popularidade | 357.7 XP | |
Posição no Ranking | 32º | |
Custo-Benefício | 16.3 Mediano | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Falha na lubrificação do câmbio devido a obstrução do parafuso de união do tubo de deliberação (recall modelos 2015) | |
Dados atualizados em: 22/Sep/2023 |