Em Outubro de 1981 a Honda CB 400 passou a contar com pequenas mudanças estéticas e maior índice de nacionalização de peças passando a contar com o selo de fabricação na Zona Franca de Manaus, ganhando então a designação CB 400 II para a linha 1982. Em agosto de 1983 ganhou o kit de carenagens da linha CB 450 e passou a ser designada Tucunaré permanecendo em produção até fins de 1984. No exterior era designada CB 400 N Dream no Reino Unido e Hawk nos Estados Unidos
Categoria | Sport Naked | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 2 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | a ar | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 395 cm³ (70.5 mm x 50.6 mm) | |
 Comando de válvulas | OHC, 6 válvulas | |
Alimentação / combustível | 2 carburadores VB31 Ø 32 mm - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 9.3:1 | |
Potência | 40 hp a 9500 rpm | |
Potência específica | 101.27 cv/litro | |
Torque | 3.2 kgf.m a 8000 rpm | |
Relação peso/potência | 4.4 kg/hp | |
Bateria | 12 V 12 Ah | |
Ignição | CDI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Diamond tubular em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica, 140 mm | |
Suspensão traseira | Duplo amortecedor, 97 mm | |
Freio dianteiro | Disco simples, 239 mm, 2 pistões | |
Freio traseiro | Tambor, 140 mm, | |
Pneu dianteiro | 3.60-S19 4PR | |
Pneu traseiro | 4.10-S18 4PR | |
Comprimento | 2106 mm | |
Altura | 1105 mm | |
Largura | 730 mm | |
Entre-eixos | 1390 mm | |
Altura do assento | N/D | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 176 kg | |
Consumo médio | 18.5 km/l | |
Tanque e autonomia | 17.5 L (324 km) | |
Reservatório de óleo | 2.5 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 1983 | N/D | |
Quanto custaria hoje | N/D | |
Fator de aquisição | -1.9 N/D | |
Complexidade mecânica | 25.8 Média | |
Aproveitamento mecânico | 141.9 Médio | |
Porte | 0 N/D | |
Nível de popularidade | 173.7 XP | |
Posição no Ranking | 205º | |
Custo-Benefício | N/D ND | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Falha no estator / Falha na torneira de combustível / Falha na placa de partida / Desgaste do retentor do virabrequim | |
Dados atualizados em: 01/Sep/2023 |