O PROJETO

Motorium é um projeto iniciado em 2013 para entusiastas do motociclismo, catalogando fichas técnicas e especificaçães de motos e scooters do mundo inteiro, de todos os estilos de todas as épocas. Aqui os dados técnicos são publicados com índices que ajudam o visitante a avaliar as características de cada motocicleta de forma mais precisa e completa.

METODOLOGIA

FICHA TÉCNICA: As especificações publicadas nas fichas t&aecute;cnicas são pesquisadas nos websites oficias ou em manuais dos fabricantes, podendo haver pequenas diferenças entre versões fabricadas e comercializadas em países diversos.

¹ Os preços expressos nas fichas técnicas se referem ao preço do modelo 0 KM em reais no ano de fabricação do mesmo.

² Os preços de motos não importadas/comercializadas no mercado brasileiro, são estimados com referência em seus mercados de origem levando-se em conta impostos e taxas vigentes que estes modelos pagariam caso fossem importados para o Brasil.

³ Para motos fora de linha ou com fabricação anterior a 1994 comercializadas no Brasil, é considerado o valor do modelo 0 km na época de sua fabricação corrigido pela inflação do período e conversão de moeda da época para o Real, sendo estes, preços estimados.

ÍNDICES MOTORIUM: para uma visão mais ampla a respeito dos aspectos técnicos e financeiros que envolvem cada modelo de motocicleta ou scooter, estão disponíveis quatro índices que ajudarão o público a conhecer ou até mesmo a escolher um modelo que se encaixe com suas necessidades práticas:

Fator de Aquisição: baseia-se na comparação de três fatores: 1) na média salarial praticada no Brasil, segundo o IBGE; 2) com o preço à vista da motocicleta informado na Ficha Técnica; 3) com a Complexidade Mecânica da motocicleta. Este índice ajuda a obter uma noção do nível de dificuldade ou facilidade em adquirir e manter determinado modelo através do salário médio praticado no Brasil para um trabalhador comum.

Complexidade Mecânica: a complexidade mecânica é automaticamente calculada baseando-se nas características técnicas e tecnologias de materiais, componentes e de fabricação empregadas em cada motocicleta. Este índice serve como parâmetro nas manutenções que cada motocicleta exige ou para noção de seu nível de tecnologia embarcada.

Aproveitamento Mecânico: este índice faz uma equiparação entre o rendimento mecânico (potência e torque) gerado em relação à capacidade volumétrica do motor. Este índice serve para avaliar se a potência / torque gerados por cada motor são compatíves com sua cilindrada, ou mesmo para se avaliar o comportamento dinâmico onde motores com baixo índice de aproveitamento tendem a trabalhar sob menos esforço e serem mais duráveis e econômicos, enquanto motores com alto índice de aproveitamento tendem a gerar maiores números de desempenho com menor cilindrada, porém maior desgaste e maiores giros por minuto.

Porte: é definido através de cálculo que considera as dimensões e o peso seco contidos na ficha técnica de cada modelo. Neste caso, a cilindrada do motor e o número de cilindros não são considerados.

Nível de popularidade: mede a popularidade de cada modelo para o público através de uma métrica entre número de visualizações e porcentagem de likes.


MERCADO: a seção Mercado é atualizada mensalmente e apresenta preços em Reais de motocicletas e scooters 0 km divulgados nos websites oficiais dos fabricantes, importadores ou pela Cotação Fipe em casos onde os preços não são divulgados oficialmente pelos fabricantes.

CONTATO

Gostou do site? Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? contate-me através do e-mail: contato@motorium.com.br. Seu feedback é muito importante para que este projeto continue a crescer com qualidade.

EXTRAS

BANCO DE DADOS

512

Fichas técnicas cadastradas no Motorium

SOCIAL

Facebook Icon