Em Setembro de 2011, a BMW lançou a primeira geração (K42) da HP4, uma versão especial da S 1000 RR, com suspensão mais sofisticada, componentes em fibra de carbono e magnésio que reduziram o peso final da moto, a tornando muito eficiente em track days e competições. Foi produzida até Julho de 2014, substituída pela segunda geração (K60) apenas em Fevereiro de 2017
Categoria | Super Racing | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 4 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 999 cm³ (80 mm x 49.7 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 16 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI Bosch BMS-K+ - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 13:1 | |
Potência | 193 hp a 13000 rpm | |
Potência específica | 193.19 cv/litro | |
Torque | 11.4 kgf.m a 9750 rpm | |
Relação peso/potência | 0.88 kg/hp | |
Bateria | 12 V 7 Ah | |
Ignição | TCBI | |
Eletrônica | 4 modos de pilotagem Anti-Wheeling Controle Eletrônico de Tração Controle Eletrônico de Largada Quick Shift Suspensão Semiativa Ride By Wire | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo / sistema deslizante | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Dupla trave em alumínio | |
Suspensão dianteira | Telescópica invertida regulável, Ø 46 mm, 120 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor a gás regulável, 130 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 320 mm, 4 pistões +ABS | |
Freio traseiro | Disco simples, 220 mm, 1 pistão +ABS | |
Pneu dianteiro | 120/70-ZR17 | |
Pneu traseiro | 200/55-ZR17 | |
Comprimento | 2056 mm | |
Altura | 1138 mm | |
Largura | 826 mm | |
Entre-eixos | 1422 mm | |
Altura do assento | 820 mm | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 169 kg | |
Consumo médio | 17.2 km/l | |
Tanque e autonomia | 17.5 L (301 km) | |
Reservatório de óleo | 3.9 L | |
Emissão de CO² | 132.2 g/km | |
Preço sugerido em 2014 | U$ 20.835 | |
Quanto custaria hoje | R$ 146.563 | |
Fator de aquisição | 253.4 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 54.6 Muito alta | |
Aproveitamento mecânico | 399.3 Alto | |
Porte | 235 Médio | |
Nível de popularidade | 428 XP | |
Posição no Ranking | 219º | |
Custo-Benefício | 7 Ruim | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Sem dados | |
Dados atualizados em: 07/Dec/2020 |