A YZF-R1 foi lançada em 1998 com o motor Genesis de 20 válvulas e quadro Deltabox. Vem recebendo várias evoluções técnicas em média a cada 2 anos. O modelo 2015 faz parte da sétima geração que conta com motor com 16 válvulas de titânio e virabrequim cross-plane.
Categoria | Super Racing | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 4 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 998 cm³ (79 mm x 50.9 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 16 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI YCC - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 13:1 | |
Potência | 200 hp a 13500 rpm | |
Potência específica | 200.4 cv/litro | |
Torque | 11.5 kgf.m a 11500 rpm | |
Relação peso/potência | 0.9 kg/hp | |
Bateria | 12 V 6 Ah | |
Ignição | TCI | |
Eletrônica | 4 modos de pilotagem Anti-Wheeling Controle Eletrônico de Tração Controle Eletrônico de Largada Controle Eletrônico de Estabilidade Quick Shift | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo / sistema deslizante | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Deltabox em alumínio | |
Suspensão dianteira | Telescópica invertida regulável, Ø 43 mm, 120 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor regulável, 120 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 320 mm, 4 pistões +ABS | |
Freio traseiro | Disco simples, 220 mm, 1 pistão +ABS | |
Pneu dianteiro | 120/70-ZR17 | |
Pneu traseiro | 190/55-ZR17 | |
Comprimento | 2055 mm | |
Altura | 1150 mm | |
Largura | 690 mm | |
Entre-eixos | 1405 mm | |
Altura do assento | 855 mm | |
Vão livre | 130 mm | |
Peso seco | 179 kg | |
Consumo médio | 14.7 km/l | |
Tanque e autonomia | 17 L (250 km) | |
Reservatório de óleo | 3.9 L | |
Emissão de CO² | 160.5 g/km | |
Preço sugerido em 2015 | U$ 16.490 | |
Quanto custaria hoje | R$ 113.278 | |
Fator de aquisição | 199.3 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 55.6 Muito alta | |
Aproveitamento mecânico | 413.6 Alto | |
Porte | 217 Médio | |
Nível de popularidade | 470 XP | |
Posição no Ranking | 184º | |
Custo-Benefício | 9.1 Ruim | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Sem dados | |
Dados atualizados em: 16/Sep/2024 |