Convenhamos que a língua alemã não é muito amigável quando se trata de criar nomes impressionantes para veículos, como por exemplo, o inglês ou o italiano. Senão a Fireblade da Honda, seria "Feuerschwert", a Harley-Davidson Road King seria "Strassenkönig" o que não seria nada efetivo dentro de qualquer departamento de marketing. Este fato aliado ao pensamento lógico dos alemães, fez com que a maioria dos fabricantes de motocicletas e automóveis daquele país nomeassem seus modelos através de siglas e números, o que se mostra muito mais prático do que criar nomes que possam ser mal interpretados em países de diferentes culturas. Atualmente, a BMW divide sua linha de motocicletas em seis famílias diferentes: Série C, Série G, Série F, Série K, Série R e Série S.
A segunda parte na nomenclatura de modelos da BMW, são os algarismos que demonstram a cilindrada de seus motores que a partir dos anos 1970, se referia à capacidade cúbica de cada motor, dividida por 10. Assim, a R65 de 1978 era equipada com um motor bicilíndrico boxer de 648 cm³, enquanto uma K75 de 1983 contava com quatro cilindros paralelos e cilindrada de 740 cm³. Este esquema duraria até o início dos anos 1990, quando a cilindrada passou a ser expressa apenas da forma tradicional, apenas arredondando os números para cima ou para baixo, como na R 1100 GS que contava com motor de 1.085 cm³.
Também a partir do início dos anos 1970, foram adicionadas siglas após a cilindrada para diferenciar o tipo de uso e categoria de cada modelo. Assim, GS (Gelände/Strasse) relaciona todos os modelos on-off e big trails; os modelos R (Roadsters), são as nakeds como a G 310 R. Os modelos de turismo são representados pelas siglas: RT (Roadster Touring) são estradeiras esportivas mais leves com carenagens integrais e malas rígidas laterais, enquanto as ST se diferenciam por utilizar semi-carenagens. As LT (Long Touring) e GT (Grand Touring) designa as estradeiras de maior porte. Os modelos S (Sport) são nakeds derivadas de esportivas carenadas como as RR ou RS. Os modelos X são motocicletas mais voltadas para uso off-road.
Destas, a mais antiga, é a Série R surgida em 1923 com a R32, que designa modelos equipados com o seu tradicional motor boxer bicilíndrico e transmissão por eixo cardã.
R80 G/S
R80 R
R80 RT
R90 S
R100 R
R100 RS
R100 RT
R100 S
R100 T
R850 RT
R900 RT
R1100 GS
R1100 R
R1100 RS
R1100 RT
R1100 S
R1150 GS
R1150 R
R1150 RT
R1200 C
R1200 GS
R1200 R
R1200 RT
R1200 S
R1200 ST
R1250 GS
R Tnine T
A Série K foi criada em 1983, para comportar os modelos de estrada de grande porte equipados com motores de 4 cilindros paralelos. Com o passar dos anos, alguns modelos esportivos como a K 1200 RS foram incorporados, porém se enquadrando como sport tourings devido às grandes dimensões e elevado peso. A partir de 2011, esta família de motores passou a contar também com unidades de 6 cilindros paralelos nos modelos GTL.
K1
K75
K100 R
K100 RS
K100 RT
K1100 LT
K1100 RS
K1200 GT
K1200 R
K1200 RS
K1200 S
K1300 R
K1300 S
K1600 B
K1600 GT
K1600 GTL
Em 1993, estreou a A Série F a princípio para comportar os novos modelos equipados com motores monocilíndricos e transmissão por corrente, que seriam opções mais simples e baratas aos consumidores. Porém, a partir de 2008, a Série F passaria a comportar apenas os modelos intermediários equipados com motor de dois cilindros paralelos e transmissão por corrente.
F650 Funduro (monocilindrica)
F650 ST Strada (monocilindrica)
F650 GS (monocilindrica)
F650 CS Scarver(monocilindrica)
F650 GS (bicilíndrica)
F700 GS (bicilíndrica)
F800 GS (bicilíndrica)
F800 GT (bicilíndrica)
F800 R (bicilíndrica)
F800 S (bicilíndrica)
F800 ST (bicilíndrica)
As motocicletas com motores monocilíndricos fariam agora, parte da nova Série G, criada em 2006 para comportar os modelos mais leves e acessíveis da marca.
G310 GS
G310 R
G650 GS
G310 X
A Série C, se refere à linha de Scooters da BMW, que estreou no ano 2000 com a C1 e atualmente conta com a C 650.
C1
C600 Sport
C650 GT
A Série S é a mais recente e foi criada em 2009, onde a BMW finalmente conseguiu desenvolver motocicletas mais esportivas, equipadas com motores de 4 cilindros paralelos de alto desempenho, freios e suspensões de ponta e dimensões compactas.
S1000 R
S1000 RR
S1000 XR
A Harley-Davidson, também utiliza um código de siglas para diferenciar seus modelos, porém de forma um pouco mais complexa e extensão do que o método dos alemães da BMW. No sistema de siglas da fabricante norte-americana, são especificados o tipo de motor, família de motocicletas (Sportster, Dyna, Softail, Touring ou V-Rod), o tipo de suspensão dianteira, o tipo de pneu e até se utilizam pára-brisas.
Como regra geral, a Harley-Davidson utiliza três sequências para codificar seus modelos. A primeira letra se refere ao tipo de motorização:
G = Servicar de três rodas fabricados entre, 1937 e 1972
E = motores de 1.000 cm³ (61 pol³) com comando no cabeçote e transmissão em compartimento separado
F = motores de grande porte com comando no cabeçote
K = motores dotados de válvulas laterais de 737 cm³ (45 pol³) e 900 cm³ (55 pol³) da linha de motocicletas esporte WL que foram substituídas posteriormente pelas Sportster a partir de 1957
U = motores V2 de grande porte dotados de válvulas laterais
V = Motor com válvulas laterais de 1.212 cm³ (74 pol³) agadas cÚbicas fabricados entre 1930 e 1936. Atualmente a sigla V designa os motores Revolution empregados nas V-Rod
X = Motocicletas esporte ou de construção especial
A segunda letra, identifica a largura do garfo da suspensão dianteira (não se aplica para a família Sportster e V-Rod):
L = Pneus dianteiros largos e garfos de esuspensão estilos Hydra-Glide
X = Pneus estreitos e garfos esportivos
E a terceira letra identifica o tipo de quadro:
H/T = quadro Highway ou Touring
ST = quadro tipo Softail
D = quadro tipo Dyna
Um pouco mais sobre as 4 famílias Harley-Davidson:
Os modelos Sportster, eram os modelos até então mais compactos da Harley-Davidson e também a família mais longeva, lançada em 1957 para substituir as WL. Seus modelos são oferecidos em duas opções de motor: 883 cm³ (53 pol³) ou 1.200 cm³ (73 pol³).
XL Sportster
XLH 883 Sportster Hugger
XL 883 Sportster 883
XL 883C Sportster 883 Custom
XL 883L Sportster 883 Low
XL 883N Sportster 883 Iron
XL 1200 Sportster 1200
XL 1200C Sportster 1200 Custom
XL 1200L Sportster 1200 Low
XL 1200N Sportster 1200 Nightster
XL 1200R Sportster 1200 Roadster
XL 1200S Sportster 1200 Sport
XL 1200V Sportster Seventy-Two
XL 50 Sportster 50th Anniversary Edition
A família Softail estreou em 1984 se diferenciando por sua suspensão traseira de concepção mais moderna, onde um único amortecedor era montado escondido abaixo da transmissão até os modelos 2017 e a partir de 2018, passou a ser instalado abaixo do assento. A adoção deste tipo de suspensão, confere às Softail um visual old school das antigas hard tail e também um comportamento dinâmico mais dócil e confortável em relação às Dyna.
FLST Softail
FLSTC Heritage Softail Classic
FLSTF Fat Boy
FLSTN Softail Deluxe
FLSTSC Springer Softail Classic
FLSTSE CVO Softail Convertible
FLSTSB Cross Bones
FXSTB Night Train
FXSTC Softail Custom
FXSTD Softail Deuce
FXSTS Springer Softail
FXSTSB Bad Boy
FXSTSSE CVO Softail Springer Screamin' Eagle
FXCW Softail Rocker
FXCWC Softail Rocker Custom
FXS Softail Blackline
FXSB Softail Breakout
FXSBSE Softail CVO Breakout
Os modelos Dyna foram introduzidos no início dos anos 1990 e se caracterizam pela suspensão traseira com duplo amortecedor e motores V2 de grande cilindrada montados com apenas três coxins, o que tornava estas motocicletas com maior vibração, porém com a resposta do motor sendo passada de forma mais rápida à motocicleta. Comparada com os modelos Sportster, as Dyna se distinguem pela fato de utilizarem motores maiores e tanques de combustível de maior capacidade. São modelos de temperamento mais arisco, esportivo e mais exigente quando comparados às Softail. Esta linha foi descotinuada em 2018, em favor da nova plataforma Softail, que absorveu alguns nomes da linha Dyna, como Fat Bob e Street Bob.
FXDB Dyna Street Bob
FXDC Dyna Super Glide Custom
FXD Dyna Superglide
FXDL Dyna Low Rider
FXDF Dyna Fat Bob
FXDFSE CVO Fat Bob
FXDS-CON Dyna Convertible
FXDWG Dyna Wide Glide
FXDX Dyna Super Glide Sport
FLD Dyna Switchback
FXR Superglide II
FXRS Low Glide
FXRS FXR Sport Convertible
FXRT Sport Glide
FXRP Police/Defender
FXRS FXR Sport
FXS Low Rider
As Touring é a linha com os modelos de maior porte oferecidos pela Harley-Davidson e são descendentes diretas das antigas Harley-Davidson de grande porte da década de 1940. São modelos que oferecem os maiores tanques, distância entre-eixos, espaço para piloto e garupa, e também itens de conforto como bancos e manoplas com aquecimento, porta-malas e bauletos laterais com controle-remoto, pára-brisas reguláveis, rádios comunicadores, sistemas de navegação, etc. Esta família inclui a Road King, Electra Glide e Street Glide, entre outras.
FLHR Road King
FLHRCI Road King Classic
FLHRSI Road King Custom
FLHS Electra Glide Sport
FLHT Electra Glide Standard
FLHTC Electra Glide Classic
FLHTCU Ultra Classic Electra Glide
FLHTCUL Ultra Classic Electra Glide Low
FLHX Street Glide
FLHXSECVO Street Glide
FLHTCUSE CVO Ultra Classic Electra Glide
FLHTK Electra Glide Ultra Limited
FLHTKL Electra Glide Ultra Limited Low
FLHX Street Glide
FLHXS Street Glide Special
FLHXXX Street Glide Trike
FLTC Rubber Mounted Dresser Classic
FLTCU Rubber Mounted Dresser Classic Ultra
FLTR Road Glide
FLTRSE CVO Screamin' Eagle Road Glide
FLTRX Road Glide Custom
FLTRXS Road Glide Special
No ano 2000, a Harley-Davidson apresentou sua mais polêmica e revolucionária linha de motos até então, a V-Rod, composta por modelos com concepção mais moderna e futurista. A maior "heresia" cometida pela Harley nesta linha, foi o motor Revolution refrigerado à água desenvolvido em perceria com os alemães da Porsche. A sigla VRSC se refere ao modelos desta família.
VRSC V-Rod
VRSCAW V-Rod (versão com pneu traseiro de 240mm)
VRSCB V-Rod Black Finish
VRSCD Night Rod
VRSCDX Night Rod Special
VRSCF V-Rod Muscle
VRSCR Street Rod
Em 2014, um novo desdobramento na modernização da Harley-Davidson chegaria ao mercado, a Família Street, que passou a ser os modelos de entrada e mais compactos da marca, posto antes ocupado pelas Sportster. Os modelos de 500 cm³ e 750 cm³ equipados com o motor Revolution-X refrigerado à água.
XG500 Street 500
XG750 Street 750
XG750A Street Rod 750