Cada vez mais raras, as vintage são as motos custom que mais se assemelham às primeiras motos criadas no início do século passado. As vintage, não apenas tem estilo e visual clásscio, mas tecnologia e construção de épocas passadas. Carburadores e suspensões por feixes de mola são exemplos do que caracterizam uma autêntica vintage. As Royal Enfield Classic são fabricadas até hoje e apesar de modernidades como freios ABS e injeção eletrônica, mantém o visual e mecânica quase que inalterados desde os anos 1950.
As bobbers surgiram nos Estados Unidos logo após a Segunda Guerra Mundial. Os ex-soldados americanos queriam motocicletas tão ágeis e leves quanto as européias. Despiram então, as Indians e Harleys de seus pára-lamas, espelhos, estribos e tudo que representasse peso desnecessário, ou "bobbing" literalmente "cortar fora". As motos que passavam por este processo passariam a ser conhecidas como "bobbers". O estilo bobber começou com as cruiser americanas, mas hoje em dia é tão popular que é possível ver motocicletas de várias categorias como nakeds e pequenas urbanas convertidas para bobber.
No início dos anos 1960, a prática de retirar peças para se conseguir motos mais leves continuou muito popular, mas na California, modificações no chassis começaram a ganhar mais apelo estético com o alongamento exagerado dos garfos da suspensão dianteira, instalação de sissy bars e guidões cada vez mais altos. Os pneus dianteiros tinham aros grandes e pneus finos, o tanque era o mais pequeno possível. As pinturas da época eram um caso a parte, coloridas e extravagantes seguindo o movimento psicodélico da época. As choppers (do termo choppin'off) eram consideradas motos perigosas, pois muitas tinham garfos tão longos que se tornavam frágeis e não permitiam a instalação de freio dianteiro por não existirem cabos longos o suficiente. Após a popularização das choppers, vários fabricantes passaram a lançar motos com design inspirado neste estilo de moto como as Suzuki Intruder 800 e 1400 dos anos 1990.
As cruisers por padrão tem perfil baixo e longo para longas viagens em estradas que privilegiam retas. São as mais comuns, pois não abrem mão de acessórios para o conforto e segurança em viagens e no uso diário pela cidade.
Em meados dos anos 80, a Yamaha lançava a VMax 1200, uma moto com elementos típicos das motos custom, mas com um poderoso motor de 4 cilindros em V de 145 hp. As motos custom até então conhecidas por seu funcionamento manso em viagens tranquilas não podiam ser comparadas àquele monstro mecânico que esbanjava força bruta e que anos depois seria considerada precursora de várias motos que surgiriam neste mesmo conceito como Honda Magna, Ducati Diavel, Harley-Davidson VRod e a enorme Triumph Rocket.
A cultura lowrider é muito ampla e abrange vários aspectos. Mas no mundo das motos custom, as lowrider são caracterizadas pela suspensão rebaixada, longos escapamentos, guidões altos, pinturas de alto nível e muitos cromados. Este estilo nasceu entre imigrantes latinos nas periferias próximas à divisa entre os Estados Unidos e México e se popularizou na California a partir de 1950. Inicialmente se tratavam de carros modificados com suspensões hidráulicas que permitissem a menor altura possível do chassis, mas que fossem ajustadas a uma altura padrão para que os carros não fossem apreendidos em fiscalizações. Não demorou muito para que o estilo fosse incorporados às motos e bicicletas.
O movimento "rat" é uma negação de tudo o que se busca numa moto customizada: aqui não há pinturas impecáveis, cromados brilhantes, acessórios incríveis ou acabamento primoroso. A rat bike em essência nasceu mais como uma necessidade de se manter a moto funcionando e rodando com o menor custo possível. Assim, alguns motoqueiros menos abastados preferiam investir na qualidade mecânica sem se importar com a aparência geral da moto. Dentro da manutenção de baixo custo, é comum utilizar peças usadas de outras motos, caminhões, utensílios de pesca ou tudo que sirvir para consertos e adaptações de fundo de quintal. Nas rat bikes é comum se deparar com tanques enferrujados, pinturas desgastadas, peças surradas e donos que não ficam em alerta constante para evitar riscos, amassados e sujeira longe de suas motos.
É muito comum confundir rat bikes com as survival bikes. Enquanto as primeiras são um resultado autêntico de uma manutenção de baixo custo, as survival bikes são criadas artificialmente com a intenção de parecerem sobreviventes de um apocalipse. Caminhando no sentindo inverso das rat bikes, os adeptos da s survivals gastam tempo e dinheiro para customizar motos novas para ficarem com aparência das motos da trilogia Mad Max, que provavelmente originou este estilo nas ruas.