No início da década de 1970, numa época em que a impotação de veículos era proibida no Brasil, dois mecânicos paulistanos criaram uma moto com o motor boxer automotivo do Volkswagen Fusca montado num quadro artesanal. Inicialmente, foi projetada e utilizada apenas pela Polícia Rodoviária Federal, porém com o relativo sucesso alcançado, passou a ser comercializada ao público em três versões: Esporte, Super Esporte e Turismo. Foi exportada para vários países como Estados Unidos, Japão e Reino Unido. Entre 1972 e 1988 foram produzidas 450 unidades, sendo 100 unidades no modelo Polícia. Hoje em dia, mesmo sendo considerada ineficiente, rústica e até "amadora" em termos de engenharia e acabamento, passou a ser item de colecionadores, graças ao seu caráter exótico e ao seu nível de raridade cada vez maior, o que tem feito o preço dos exemplares disparar nos últimos anos
Categoria | Super Touring | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 4 cilindros boxer | |
Arrefecimento | forçada a ar | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 1584 cm³ (85.5 mm x 69 mm) | |
 Comando de válvulas | OHV, 8 válvulas | |
Alimentação / combustível | 2 carburadores Solex-Brosol 34 - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 7.2:1 | |
Potência | 56 hp a 4200 rpm | |
Potência específica | 35.35 cv/litro | |
Torque | 10.8 kgf.m a 3000 rpm | |
Relação peso/potência | 6.86 kg/hp | |
Bateria | 12 V 45 Ah | |
Ignição | CDI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 4 marchas + ré | |
Embreagem | Monodisco a seco | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Berço duplo tubular em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica | |
Suspensão traseira | Duplo amortecedor | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 278 mm, 2 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 278 mm, 2 pistões | |
Pneu dianteiro | 120/90-16 | |
Pneu traseiro | 130/90-16 | |
Comprimento | 2240 mm | |
Altura | N/D | |
Largura | 1050 mm | |
Entre-eixos | 1690 mm | |
Altura do assento | 720 mm | |
Vão livre | 280 mm | |
Peso seco | 384 kg | |
Consumo médio | 13.5 km/l | |
Tanque e autonomia | 30 L (405 km) | |
Reservatório de óleo | 2.5 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 1983 | U$ 4.000 | |
Quanto custaria hoje | R$ 48.592 | |
Fator de aquisição | 51.8 Difícil | |
Complexidade mecânica | 34.3 Alta | |
Aproveitamento mecânico | 96.7 Baixo | |
Porte | 650 Gigante | |
Nível de popularidade | 289 XP | |
Posição no Ranking | 358º | |
Custo-Benefício | 21.2 Bom | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Sem dados | |
Dados atualizados em: 07/Dec/2020 |