Yamaha XTZ 1200Z Super Ténéré (23PB) - 2012 |
Similaridade![]() |
Triumph Tiger 1200 XR - 2019 |
Touring Trail | Categoria | Super Crossover |
Ciclo Otto , 4 Tempos | Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos |
 2 cilindros paralelos | Configuração | 3 cilindros paralelos |
líquida | Arrefecimento | líquida |
1199 cm³ (98 mm x 79.5 mm) | Cilindrada (diâmetro x curso) | 1215 cm³ (85 mm x 71.4 mm) |
DOHC, 8 válvulas |  Comando de válvulas | DOHC, 12 válvulas |
MPFI Denso YCC-T - Gasolina | Alimentação / combustível | MPFI - Gasolina |
Não | Sobrealimentação | Não |
11:1 | Taxa de compressão | 11:1 |
110 hp a 7250 rpm | Potência | 139 hp a 9350 rpm |
91.74 cv/litro | Potência específica | 114.4 cv/litro |
11.6 kgf.m a 6000 rpm | Torque | 12.4 kgf.m a 7600 rpm |
2.15 kg/hp | Relação peso/potência | 1.75 kg/hp |
12 V 11 Ah | Bateria | 12 V 11.2 Ah |
TCBI | Ignição | TCI |
2 modos de pilotagem Controle Eletrônico de Tração Ride By Wire |
Eletrônica | 5 modos de pilotagem Controle Eletrônico de Tração |
Elétrica | Partida | Elétrica |
Mecânico, 6 marchas | Câmbio | Mecânico, 6 marchas |
Multidisco em banho de óleo | Embreagem | Multidisco em banho de óleo / sistema deslizante |
Eixo Cardã | Transmissão secundária | Eixo Cardã |
Backbone em aço | Quadro | Treliça multitubular em aço |
Telescópica invertida regulável, Ø 43 mm, 190 mm | Suspensão dianteira | Telescópica invertida regulável, Ø 48 mm, 190 mm |
Monoamortecedor regulável, 190 mm | Suspensão traseira | Monobraço cardã regulável, 193 mm |
Disco duplo, 310 mm, 4 pistões +ABS | Freio dianteiro | Disco duplo, 305 mm, 4 pistões +ABS |
Disco simples, 282 mm, 2 pistões +ABS | Freio traseiro | Disco simples, 282 mm, 2 pistões +ABS |
110/80-19 59V | Pneu dianteiro | 120/70-R19 |
150/70-17 69V | Pneu traseiro | 170/60-R17 |
2255 mm | Comprimento | 2248 mm |
1410 mm | Altura | 1540 mm |
980 mm | Largura | 930 mm |
1540 mm | Entre-eixos | 1520 mm |
850 mm | Altura do assento | 835 mm |
205 mm | Vão livre | N/D |
237 kg | Peso seco | 243 kg |
19.8 km/l | Consumo médio | 19.8 km/l |
23 L (455 km) | Tanque e autonomia | 20 L (458 km) |
4.2 L | Reservatório de óleo | 4 L |
130.2 g/km | Emissão de CO² | 122 g/km |
U$ 14.500 | Preço sugerido em 2012 | U$ 16.500 |
R$ 106.783 | Quanto custaria hoje | R$ 102.460 |
![]() |
Fator de aquisição | ![]() |
![]() |
Complexidade mecânica | ![]() |
![]() |
Aproveitamento mecânico | ![]() |
![]() |
Porte | ![]() |
![]() |
Nível de popularidade | ![]() |
142º ![]() |
Posição no Ranking | 264º ![]() |
![]() |
Custo-Benefício | ![]() |
![]() ![]() |
Melhor utilização |
![]() ![]() |
Derretimento do terminal da lâmpada do farol (recall modelos 2010 a 2014) / Quebra do eixo de mudança de marchas (recall modelos 2015) / Falaha no interruptor do freio dianteiro (recall modelos 2015 a 2021) | Defeitos Prováveis | Falhas no cabeçote do cilindro nos modelos dos primeiros anos com Recall / Caixa chanfrada da transmissão final pode sofrer quebra evidenciada por vazamento de óleo no cubo traseiro |
Dados atualizados em: 18/Oct/2023 | Dados atualizados em: 26/Apr/2023 |