A Triumph Tiger 1050 é sucessora da Tiger 955i desde 2007, com a variante Sport, mais adaptada para uso em rodovias pavimentadas, devido às rodas aro 17 estampadas em liga-leve, enquanto os modelos da linha Tiger Explorer, são mais bem adaptados para uso fora-de-estrada por serem equipadas com rodas raiadas de maiores dimensões. Em termos mecânicos, é equipada com o motor proveniente da Speed Triple, mas ajustado para entregar menor potência.
Categoria | Super Crossover | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 3 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 1050 cm³ (79 mm x 71.4 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 12 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 12:1 | |
Potência | 123 hp a 9400 rpm | |
Potência específica | 117.14 cv/litro | |
Torque | 10.6 kgf.m a 4300 rpm | |
Relação peso/potência | 1.74 kg/hp | |
Bateria | 12 V | |
Ignição | TCI | |
Eletrônica | 3 modos de pilotagem Controle Eletrônico de Tração Ride By Wire | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Perimetral em alumínio | |
Suspensão dianteira | Telescópica invertida regulável | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor regulável | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 320 mm, 4 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 255 mm, 2 pistões | |
Pneu dianteiro | 120/70-ZR17 | |
Pneu traseiro | 180/55-ZR17 | |
Comprimento | 2150 mm | |
Altura | 1310 mm | |
Largura | 835 mm | |
Entre-eixos | 1540 mm | |
Altura do assento | 830 mm | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 214 kg | |
Consumo médio | 23.2 km/l | |
Tanque e autonomia | 20 L (464 km) | |
Reservatório de óleo | 3.5 L | |
Emissão de CO² | 155.9 g/km | |
Preço sugerido em 2019 | U$ 12.190 | |
Quanto custaria hoje | R$ 75.696 | |
Fator de aquisição | 109.2 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 46.2 Alta | |
Aproveitamento mecânico | 251.4 Alto | |
Porte | 319 Médio | |
Nível de popularidade | 130 XP | |
Posição no Ranking | 622º | |
Custo-Benefício | 12.7 Mediano | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Dificuldade em mudar as marchas devido a desgaste no cabo / Queima da junta do cabeçote / Sobrecarga do sistema retificador/regulador devido a excesso de acessórios / Embreagem patinando | |