A quarta geração da R 1200 GS foi introduzida em Outubro de 2011 na Europa, Estados Unidos, Brasil e Tailândia. Este modelo incorporou muitas tecnologias inéditas como freios ABS next generation, acelerador ride by wire, cruise control, suspensão ativa Dynamic ESA, além do novo motor boxer refrigerado por líquido.
Categoria | Touring Trail | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 2 cilindros boxer | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 1170 cm³ (101 mm x 73 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 8 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI Bosch BMS-K+ - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 12.5:1 | |
Potência | 125 hp a 7750 rpm | |
Potência específica | 106.84 cv/litro | |
Torque | 12.7 kgf.m a 6500 rpm | |
Relação peso/potência | 1.9 kg/hp | |
Bateria | 12 V 12 Ah | |
Ignição | TCBI | |
Eletrônica | Controle Eletrônico de Estabilidade Suspensão Semiativa Ride By Wire | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo / sistema deslizante | |
Transmissão secundária | Eixo Cardã | |
Quadro | Dupla seção tubular em aço | |
Suspensão dianteira | Saxon-Motodd, Ø 37 mm, 210 mm | |
Suspensão traseira | Monobraço cardã regulável, 200 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 305 mm, 4 pistões +ABS | |
Freio traseiro | Disco simples, 276 mm, 2 pistões +ABS | |
Pneu dianteiro | 120/70-R19 | |
Pneu traseiro | 170/60-R17 | |
Comprimento | 2210 mm | |
Altura | 1450 mm | |
Largura | 953 mm | |
Entre-eixos | 1507 mm | |
Altura do assento | 850 mm | |
Vão livre | 195 mm | |
Peso seco | 238 kg | |
Consumo médio | 16 km/l | |
Tanque e autonomia | 20 L (320 km) | |
Reservatório de óleo | 4 L | |
Emissão de CO² | 95.8 g/km | |
Preço sugerido em 2013 | U$ 15.800 | |
Quanto custaria hoje | R$ 113.751 | |
Fator de aquisição | 158.7 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 44.2 Alta | |
Aproveitamento mecânico | 245.1 Alto | |
Porte | 426 Grande | |
Nível de popularidade | 256 XP | |
Posição no Ranking | 399º | |
Custo-Benefício | 9.9 Ruim | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Quebra dos tubos do garfo de suspensão devido a uso off-road severo (recall modelos 2013-2017) / Falhas na vedação da bomba d'água / Falhas no servo-freio / Falhas nos sensores de ABS / Falhas nas vedações internas e rolamentos do eixo-cardã / Falhas no interruptor do descanso central / Rachadura na bomba de combustível devido a excesso de aperto em arruela de suporte (recall modelos 2011-2014) | |
Dados atualizados em: 21/Aug/2024 |