Projetada pelo italiano Massimo Tamburini, a serie Brutale de nakeds foi originalmente apresentada em 2001 baseadas nas esportivas F4 750.
A variante 1090 RR foi lançada em 2010, como parte da segunda geração com design reestilizado e 85% dos componentes reprojetados.
A Brutale 1090 foi fabricada entre 2013 e 2017, substituída pela Brutale 1000
Categoria | Super Naked | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 4 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 1078 cm³ (79 mm x 55 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 16 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI Magneti Marelli IAW 5SM - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 13.1:1 | |
Potência | 144 hp a 10300 rpm | |
Potência específica | 133.58 cv/litro | |
Torque | 11.4 kgf.m a 8100 rpm | |
Relação peso/potência | 1.27 kg/hp | |
Bateria | 12 V 8.6 Ah | |
Ignição | TCI | |
Eletrônica | 2 modos de pilotagem Controle Eletrônico de Tração | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Treliça multitubular em aço e alumínio | |
Suspensão dianteira | Telescópica invertida regulável, Ø 50 mm, 125 mm | |
Suspensão traseira | Monobraço regulável, 120 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 310 mm, 4 pistões +ABS | |
Freio traseiro | Disco simples, 210 mm, 4 pistões +ABS | |
Pneu dianteiro | 120/70-ZR17 | |
Pneu traseiro | 190/55-ZR17 | |
Comprimento | 2100 mm | |
Altura | 825 mm | |
Largura | 775 mm | |
Entre-eixos | 1438 mm | |
Altura do assento | 825 mm | |
Vão livre | 140 mm | |
Peso seco | 183 kg | |
Consumo médio | 11.7 km/l | |
Tanque e autonomia | 23 L (269 km) | |
Reservatório de óleo | 3.5 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 2014 | U$ 15.998 | |
Quanto custaria hoje | R$ 112.537 | |
Fator de aquisição | 190.4 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 53.4 Muito alta | |
Aproveitamento mecânico | 290.3 Alto | |
Porte | 246 Médio | |
Nível de popularidade | 420 XP | |
Posição no Ranking | 226º | |
Custo-Benefício | 9 Ruim | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Sem dados | |
Dados atualizados em: 17/Nov/2022 |