O nome Tiger é utilizado pela Triumph desde 1937 em suas scrambler. A Tiger 1200 foi lançada em 2012 designada como Tiger Explorer 1200. A versão XCa, conta com rodas raiadas e pneus mistos, mais adaptados para uso rodoviário e em fora-de-estrada
Categoria | Touring Trail | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 3 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 1215 cm³ (85 mm x 71.4 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 12 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 11:1 | |
Potência | 139 hp a 9350 rpm | |
Potência específica | 114.4 cv/litro | |
Torque | 12.4 kgf.m a 7600 rpm | |
Relação peso/potência | 1.78 kg/hp | |
Bateria | 12 V 11.2 Ah | |
Ignição | TCI | |
Eletrônica | 6 modos de pilotagem Controle Eletrônico de Tração Quick Shift Suspensão Semiativa | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo / sistema deslizante | |
Transmissão secundária | Eixo Cardã | |
Quadro | Treliça multitubular em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica invertida regulável, Ø 48 mm, 190 mm | |
Suspensão traseira | Monobraço cardã regulável, 193 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 305 mm, 4 pistões +ABS | |
Freio traseiro | Disco simples, 282 mm, 2 pistões +ABS | |
Pneu dianteiro | 120/70-R19 | |
Pneu traseiro | 120/70-R17 | |
Comprimento | 2230 mm | |
Altura | 1540 mm | |
Largura | 930 mm | |
Entre-eixos | 1520 mm | |
Altura do assento | 835 mm | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 248 kg | |
Consumo médio | 19.2 km/l | |
Tanque e autonomia | 20 L (384 km) | |
Reservatório de óleo | 4 L | |
Emissão de CO² | 122 g/km | |
Preço sugerido em 2018 | U$ 21.750 | |
Quanto custaria hoje | R$ 138.649 | |
Fator de aquisição | 208.9 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 47.7 Alta | |
Aproveitamento mecânico | 266.2 Alto | |
Porte | 429 Grande | |
Nível de popularidade | 360 XP | |
Posição no Ranking | 290º | |
Custo-Benefício | 8.7 Ruim | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Falhas no cabeçote do cilindro nos modelos dos primeiros anos com Recall / Caixa chanfrada da transmissão final pode sofrer quebra evidenciada por vazamento de óleo no cubo traseiro | |
Dados atualizados em: 26/Apr/2023 |