Triumph Rocket III Roadster - 2013

Bandeira United Kingdom  O projeto da Rocket III foi inicado em 1998, por obra do gerente de produtos Ross Clifford e introduzida no mercado em 2004. O design foi assinado pelo designer da marca, John Mockett, que no início do projeto, considerou desenvolver o modelo com um motor de 4 cilindros paralelos ou um V6, mas que acabou optando por um motor 3 cilindros paralelos montado longitudinalmente. A capacidade cúbica de 2.294 cm³ &eaacute; maior já alcançada para um motor desenvolvido para motocicletas. Apesar de ganhar vários prêmios em diversos países, a Rocket III encontrou dificuldades para encontrar aceitação entre os consumidores tradicionais da Harley-Davidson, seu maior foco de vendas. Este fato fez com que a Triumph redirecionasse o modelo para o mercado de muscle bikes. A variante Roadster foi lançada em 2010 com torque maior e escapamento duplo. Em 2019 foi substituída pela Rocket 3, um modelo com design totalmente reprojetado


 Categoria  Cruiser Custom
 Motor  Ciclo Otto , 4 Tempos
 Configuração   3  cilindros paralelos
 Arrefecimento   líquida
 Cilindrada (diâmetro x curso)   2294 cm³ (101.6 mm x 94.3 mm)
 Comando de válvulas   DOHC, 12 válvulas
 Alimentação / combustível   MPFI Keihin - Gasolina
 Sobrealimentação   Não
 Taxa de compressão   9.7:1
 Potência   146 hp a 5750 rpm
 Potência específica   63.64 cv/litro
 Torque   22.54 kgf.m a 2750 rpm
 Relação peso/potência   2.18 kg/hp
 Bateria   12 V 18 Ah
 Ignição   TCI
 Partida   Elétrica
 Câmbio   Mecânico, 5 marchas
 Embreagem   Multidisco em banho de óleo 
 Transmissão secundária   Eixo Cardã
 Quadro   Diamond tubular em aço
 Suspensão dianteira   Telescópica, Ø 43 mm, 120 mm
 Suspensão traseira   Duplo amortecedor regulável, 105 mm
 Freio dianteiro   Disco duplo, 320 mm, 4 pistões +ABS
 Freio traseiro   Disco simples, 316 mm, 2 pistões +ABS
 Pneu dianteiro   150/80-R17
 Pneu traseiro   240/50-R16
 Comprimento   2500 mm
 Altura   1165 mm
 Largura   970 mm
 Entre-eixos   1695 mm
 Altura do assento   750 mm
 Vão livre   N/D
 Peso seco   319 kg
 Consumo médio   18.8 km/l
 Tanque e autonomia   24 L (451 km)
 Reservatório de óleo   5.9 L
 Emissão de CO²   202.1 g/km
 Preço sugerido em 2013   U$ 14.999
 Quanto custaria hoje   R$ 101.872
 Fator de aquisição  Legenda Fator de aquisição  183.9 Muito Difícil
 Complexidade mecânica  Legenda complexidade mecânica 42.1 Alta
 Aproveitamento mecânico  Legenda aproveitamento mecânico 231.9 Alto
 Porte  Legenda porte 580 Gigante
 Nível de popularidade  Nível de popularidade 139.2 XP 
 Posição no Ranking   247º Posição no Ranking 
 Custo-Benefício Icone Custo-Benefício 13.8 Mediano
 Melhor utilização  Icone Viagens 
 Defeitos Prováveis Falhas no retificador nos modelos 2006 a 2009 / falhas no interruptor de ignição devido a excesso de energia / painel de instrumentos se apaga indevidamente devendo ser reiniciado / ECU pode falhar em altos regimes causando o travamento de bicos injetores / vazamento de óleo na unidade de acionamento causando falhas na transmissão final

 Dados atualizados em: 13/Apr/2023

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