O projeto da Rocket III foi inicado em 1998, por obra do gerente de produtos Ross Clifford e introduzida no mercado em 2004. O design foi assinado pelo designer da marca, John Mockett, que no início do projeto, considerou desenvolver o modelo com um motor de 4 cilindros paralelos ou um V6, mas que acabou optando por um motor 3 cilindros paralelos montado longitudinalmente. A capacidade cúbica de 2.294 cm³ &eaacute; maior já alcançada para um motor desenvolvido para motocicletas. Apesar de ganhar vários prêmios em diversos países, a Rocket III encontrou dificuldades para encontrar aceitação entre os consumidores tradicionais da Harley-Davidson, seu maior foco de vendas. Este fato fez com que a Triumph redirecionasse o modelo para o mercado de muscle bikes. A variante Roadster foi lançada em 2010 com torque maior e escapamento duplo. Em 2019 foi substituída pela Rocket 3, um modelo com design totalmente reprojetado
Categoria | Cruiser Custom | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 3 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 2294 cm³ (101.6 mm x 94.3 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 12 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI Keihin - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 9.7:1 | |
Potência | 146 hp a 5750 rpm | |
Potência específica | 63.64 cv/litro | |
Torque | 22.54 kgf.m a 2750 rpm | |
Relação peso/potência | 2.18 kg/hp | |
Bateria | 12 V 18 Ah | |
Ignição | TCI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 5 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Eixo Cardã | |
Quadro | Diamond tubular em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica, Ø 43 mm, 120 mm | |
Suspensão traseira | Duplo amortecedor regulável, 105 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 320 mm, 4 pistões +ABS | |
Freio traseiro | Disco simples, 316 mm, 2 pistões +ABS | |
Pneu dianteiro | 150/80-R17 | |
Pneu traseiro | 240/50-R16 | |
Comprimento | 2500 mm | |
Altura | 1165 mm | |
Largura | 970 mm | |
Entre-eixos | 1695 mm | |
Altura do assento | 750 mm | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 319 kg | |
Consumo médio | 18.8 km/l | |
Tanque e autonomia | 24 L (451 km) | |
Reservatório de óleo | 5.9 L | |
Emissão de CO² | 202.1 g/km | |
Preço sugerido em 2013 | U$ 14.999 | |
Quanto custaria hoje | R$ 107.984 | |
Fator de aquisição | 143 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 42.1 Alta | |
Aproveitamento mecânico | 231.9 Alto | |
Porte | 580 Gigante | |
Nível de popularidade | 284 XP | |
Posição no Ranking | 364º | |
Custo-Benefício | 18.2 Mediano | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Falhas no retificador nos modelos 2006 a 2009 / falhas no interruptor de ignição devido a excesso de energia / painel de instrumentos se apaga indevidamente devendo ser reiniciado / ECU pode falhar em altos regimes causando o travamento de bicos injetores / vazamento de óleo na unidade de acionamento causando falhas na transmissão final | |
Dados atualizados em: 13/Apr/2023 |