XT 600 Z Ténéré foi lançada em 1983 derivada dos modelos Yamaha que competiam no Rally Paris-Dakar, caracterizadas pelos grandes tanques de combustível e suspensões de longo curso. O modelo 1990 faz parte da terceira geração fabricada de 1988 e 1990, com alterações nas semi-carenagem, para-lamas dianteiro rente ao pneu, freio a disco traseiro (exceto na 2VG brasileira), painel de instrumentos mais resistente, retirada do pedal de partida, 5ª marcha reforçada e radiador de óleo maior nos modelos 1989 e 1990.
Categoria | Dual Sport | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 1 cilindro | |
Arrefecimento | a ar | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 595 cm³ (95 mm x 84 mm) | |
 Comando de válvulas | OHC, 4 válvulas | |
Alimentação / combustível | 1 carburador Teikei Y27PV - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 8.5:1 | |
Potência | 42 hp a 6500 rpm | |
Potência específica | 70.59 cv/litro | |
Torque | 5.1 kgf.m a 5500 rpm | |
Relação peso/potência | 3.67 kg/hp | |
Bateria | 12 V 12 Ah | |
Ignição | CDI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 5 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Diamond tubular em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica, 255 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor, 235 mm | |
Freio dianteiro | Disco simples, 298 mm, 1 pistão | |
Freio traseiro | Tambor, | |
Pneu dianteiro | 90/90-21 | |
Pneu traseiro | 120/80-18 | |
Comprimento | 2210 mm | |
Altura | N/D | |
Largura | 890 mm | |
Entre-eixos | 1450 mm | |
Altura do assento | 890 mm | |
Vão livre | 265 mm | |
Peso seco | 154 kg | |
Consumo médio | 19.3 km/l | |
Tanque e autonomia | 24.1 L (465 km) | |
Reservatório de óleo | 2 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 1991 | U$ 6.500 | |
Quanto custaria hoje | R$ 70.384 | |
Fator de aquisição | ![]() |
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Complexidade mecânica | ![]() | |
Aproveitamento mecânico | ![]() |
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Porte | ![]() |
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Nível de popularidade | ![]() |
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Posição no Ranking | 27º ![]() |
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Custo-Benefício | ![]() | |
Melhor utilização |
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Defeitos Prováveis | Falhas no sistema de ignição CDI / Desgaste prematuro da 5ª marcha | |
Dados atualizados em: 22/Aug/2023 |