A Classic 500 serve como base para outros modelos da Royal Enfield, como a Desert Storm e a Military. Seu estilo e ciclística remetem aos anos 1940 e poucas coisas foram mudadas para tornar Classic uma autêntica vintage. Um porém foi a troca do carburador pela injeção eletrônica de combustível.
Categoria | Sport Vintage | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 1 cilindro | |
Arrefecimento | a ar | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 499 cm³ (84 mm x 90 mm) | |
 Comando de válvulas | OHV, 2 válvulas | |
Alimentação / combustível | EFI Keihin - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 8.5:1 | |
Potência | 27.2 hp a 5250 rpm | |
Potência específica | 54.51 cv/litro | |
Torque | 4.21 kgf.m a 4000 rpm | |
Relação peso/potência | 6.62 kg/hp | |
Bateria | 12 V 14 Ah | |
Ignição | TCI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 5 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Diamond tubular em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica, Ø 35 mm, 130 mm | |
Suspensão traseira | Duplo amortecedor a gás regulável, 80 mm | |
Freio dianteiro | Disco simples, 280 mm, 2 pistões | |
Freio traseiro | Tambor, 153 mm, | |
Pneu dianteiro | 90/90-19 52 V | |
Pneu traseiro | 120/80-18 58 V | |
Comprimento | 2140 mm | |
Altura | 1090 mm | |
Largura | 790 mm | |
Entre-eixos | 1360 mm | |
Altura do assento | 800 mm | |
Vão livre | 135 mm | |
Peso seco | 180 kg | |
Consumo médio | 35 km/l | |
Tanque e autonomia | 13.5 L (473 km) | |
Reservatório de óleo | 2.5 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 2017 | U$ 5.499 | |
Quanto custaria hoje | R$ 35.961 | |
Fator de aquisição | 20.2 Moderado | |
Complexidade mecânica | 20.7 Média | |
Aproveitamento mecânico | 81 Baixo | |
Porte | 243 Médio | |
Nível de popularidade | 367 XP | |
Posição no Ranking | 282º | |
Custo-Benefício | 34.8 Excelente | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Quebra da embreagem sprag, ocasionando falha na partida do motor / Falhas elétricas devido à má qualidade do chicote principal / Corrosão devido à má qualidade dos metais / Vazamentos de óleo devido a juntas e vedantes de baixa qualidade / Falhas na bomba e sistema injetor de combustível | |
Dados atualizados em: 25/Oct/2023 |