A Square Four foi produzida a partir de 1931, com a versão Mark I sendo introduzida em 1949 como substituta da 4G 1000. Entre as melhorias, a Mark I é dotada de cabeçote de cilindro confeccionado em alumínio ao invés de ferro fundido, o que reduziu seu peso em 14 kg. Cerca de 3.922 unidades da Mark I foram produzidas até 1953, quando foi substituída pela Square Four Mark II
Categoria | Cruiser Custom | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 4 cilindros em U | |
Arrefecimento | a ar | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 997 cm³ (65 mm x 78 mm) | |
 Comando de válvulas | OHV, 8 válvulas | |
Alimentação / combustível | 1 carburador SU MC2 - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 6:1 | |
Potência | 35 hp a 5500 rpm | |
Potência específica | 35.11 cv/litro | |
Torque | N/D | |
Relação peso/potência | 5.57 kg/hp | |
Bateria | 6V | |
Ignição | Bateria e bobina | |
Partida | Pedal | |
Câmbio | Mecânico, 4 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Diamond tubular em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica | |
Suspensão traseira | Êmbolo e mola | |
Freio dianteiro | Tambor, 203 mm, | |
Freio traseiro | Tambor, 178 mm, | |
Pneu dianteiro | 3.25-19 | |
Pneu traseiro | 4.00-18 | |
Comprimento | 2100 mm | |
Altura | N/D | |
Largura | N/D | |
Entre-eixos | 1422 mm | |
Altura do assento | 787 mm | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 195 kg | |
Consumo médio | 18.2 km/l | |
Tanque e autonomia | 23 L (419 km) | |
Reservatório de óleo | N/D | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 1949 | N/D | |
Quanto custaria hoje | N/D | |
Fator de aquisição | -1.8 Muito Fácil | |
Complexidade mecânica | 29.4 Média | |
Aproveitamento mecânico | 65.7 Baixo | |
Porte | 0 N/D | |
Nível de popularidade | 177 XP | |
Posição no Ranking | 535º | |
Custo-Benefício | 17 Mediano | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Sem dados | |
Dados atualizados em: 07/Dec/2020 |