Introduzida em 1990, a DR 650 é uma dual sport derivada dos modelos Suzuki de competição no Rally Paris Dakar.
A variante SE foi introduzida a partir de 1996, para os mercados da América do Norte e Austrália, desprovida da semi-carenagem e para-brisa das versões RS/RSE.
É reconhecida por sua robustez, leveza e simplicidade mecânica
Categoria | Dual Sport | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 1 cilindro | |
Arrefecimento | a ar | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 644 cm³ (100 mm x 82 mm) | |
 Comando de válvulas | OHC, 4 válvulas | |
Alimentação / combustível | 1 carburador Mikuni BST40 - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 9.5:1 | |
Potência | 43 hp a 6400 rpm | |
Potência específica | 66.77 cv/litro | |
Torque | 5.5 kgf.m a 4600 rpm | |
Relação peso/potência | 3.42 kg/hp | |
Bateria | 12 V 10 Ah | |
Ignição | CDI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 5 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Berço semi-duplo em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica, 260 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor regulável, 260 mm | |
Freio dianteiro | Disco simples, 290 mm, 2 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 240 mm, 2 pistões | |
Pneu dianteiro | 90/90-21 54S | |
Pneu traseiro | 120/90-17 64S | |
Comprimento | 2255 mm | |
Altura | N/D | |
Largura | 865 mm | |
Entre-eixos | 1490 mm | |
Altura do assento | 885 mm | |
Vão livre | 265 mm | |
Peso seco | 147 kg | |
Consumo médio | 20.8 km/l | |
Tanque e autonomia | 14.9 L (310 km) | |
Reservatório de óleo | 2.1 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 2014 | U$ 6.499 | |
Quanto custaria hoje | R$ 45.717 | |
Fator de aquisição | 31.3 Moderado | |
Complexidade mecânica | 22.9 Média | |
Aproveitamento mecânico | 113.8 Médio | |
Porte | 254 Médio | |
Nível de popularidade | 514 XP | |
Posição no Ranking | 148º | |
Custo-Benefício | 30.6 Excelente | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Vibração do motor, pode ocasionar queda da porca da engrenagem primária /Vazamento de óleo no contraeixo (modelos anteriores a 2016)/ Travamento do parafuso na tampa do estator / Rolo de acionamento da corrente de transmissão pode se quebrar devido ao torque (1996 a 2016) / Rolamentos da caixa de direção sem lubrificação / Danos na fiação elétrica próximo à caixa de direção / Vazamentos na junta do cilindro (modelos até 2003) / Luz de neutro para de funcionar devido a queda do sensor de neutro | |
Dados atualizados em: 06/Oct/2023 |