A Triumph utiliza o nome Thunderbird desde 1949 com o T6. Em 2008, a Triumph Motorcycles de Hincley resgatou o nome em 1994 na Thunderbird 900.
Em julho de 2008, o novo modelo Thunderbird 1600 é anunciado e passa a ser comercializado a partir de junho de 2009 com motores bicilíndricos refrigerados a líquido de 1.597 cm³ e 1.700 cm³ na variante Commander.
Categoria | Cruiser Custom | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 2 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 1597 cm³ (103.8 mm x 94.3 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 8 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 9.7:1 | |
Potência | 86 hp a 4850 rpm | |
Potência específica | 53.85 cv/litro | |
Torque | 14.9 kgf.m a 2750 rpm | |
Relação peso/potência | 3.58 kg/hp | |
Bateria | 12 V 18 Ah | |
Ignição | TCI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Correia | |
Quadro | Berço semi-duplo em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica, Ø 47 mm, 120 mm | |
Suspensão traseira | Duplo amortecedor regulável, 95 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 310 mm, 4 pistões +ABS | |
Freio traseiro | Disco simples, 310 mm, 2 pistões +ABS | |
Pneu dianteiro | 120/70-R19 | |
Pneu traseiro | 200/50-R17 | |
Comprimento | 2340 mm | |
Altura | 1120 mm | |
Largura | 880 mm | |
Entre-eixos | 1615 mm | |
Altura do assento | 700 mm | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 308 kg | |
Consumo médio | 23.2 km/l | |
Tanque e autonomia | 22 L (510 km) | |
Reservatório de óleo | 4.2 L | |
Emissão de CO² | 143.6 g/km | |
Preço sugerido em 2014 | U$ 13.499 | |
Quanto custaria hoje | R$ 94.958 | |
Fator de aquisição | 105.7 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 35.7 Alta | |
Aproveitamento mecânico | 153.1 Médio | |
Porte | 444 Grande | |
Nível de popularidade | 467 XP | |
Posição no Ranking | 190º | |
Custo-Benefício | 19.2 Mediano | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Falhas na ECU em modelos 2014-2015 ocasionando travamento de um dos injetores e consequente falha de um dos cilindros (Recall) | |
Dados atualizados em: 12/Apr/2023 |