A CBX 750 F, também designada RC17 em alguns mercados, foi apresentada durante o Salão de Paris de 1983 e introduzida em 1984 primeiramente na Europa, África do Sul e Oceania. Chegou ao Brasil em 1986 como modelo importado. Trata-se de uma sport touring com semi-carenagem, equipado com um motor derivado das CB 750 Four, mas com diversas melhorias, como tuchos hidráulicos que dispensam regulagem de folga das válvulas, suspensão dianteira com sistema TRAC anti-mergulho e suspensão traseira com mono-amortecedor. Esta primeira geração foi produzida até 1988, quando foi substituída segunda geração, designada F2
Categoria | Sport Touring | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 4 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | ar / óleo | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 747 cm³ (67 mm x 53 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 16 válvulas | |
Alimentação / combustível | 4 carburadores Keihin CV Ø 34 mm - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 9.3:1 | |
Potência | 91 hp a 9500 rpm | |
Potência específica | 121.82 cv/litro | |
Torque | 7.1 kgf.m a 8500 rpm | |
Relação peso/potência | 2.4 kg/hp | |
Bateria | 12 V 14 Ah | |
Ignição | CDI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Berço duplo tubular em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica, Ø 39 mm, 150 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor, 115 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 280 mm, 2 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 280 mm, 2 pistões | |
Pneu dianteiro | 110/90-16 | |
Pneu traseiro | 130/80-18 | |
Comprimento | 2146 mm | |
Altura | N/D | |
Largura | N/D | |
Entre-eixos | 1465 mm | |
Altura do assento | 830 mm | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 218 kg | |
Consumo médio | 12.5 km/l | |
Tanque e autonomia | 22 L (275 km) | |
Reservatório de óleo | 3.5 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 1984 | U$ 3.805 | |
Quanto custaria hoje | R$ 45.595 | |
Fator de aquisição | 65.6 Difícil | |
Complexidade mecânica | 46 Alta | |
Aproveitamento mecânico | 219.4 Alto | |
Porte | 0 N/D | |
Nível de popularidade | 296 XP | |
Posição no Ranking | 350º | |
Custo-Benefício | 12 Mediano | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Falha no tensor da corrente de comando / Desgaste no tensor de mola guia da corrente acionadora do alternador e motor de partida | |
Dados atualizados em: 21/Aug/2024 |