Em Setembro 1993, a BMW iniciou a popularização de sua linha de produtos, lançando a F 650 Funduro, um modelo peculiar para a marca por adotar soluções mecânicas mais simples como motor monocilíndrico, transmissão final por corrente e suspensões convencionais. O modelo foi desenvolvido em conjunto com a Aprilia Pegaso com a qual compartilhava a base mecânica, inclusive o motor Rotax. Esta primeira geração foi produzida até 1996 quando passou por pequena atualização em seu design e a ser comercializada também no mercado norte-americano
Categoria | Dual Sport | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 1 cilindro | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 652 cm³ (100 mm x 83 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 4 válvulas | |
Alimentação / combustível | 2 carburadores Mikuni BST Ø 33 mm - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 8.8:1 | |
Potência | 34 hp a 5700 rpm | |
Potência específica | 52.15 cv/litro | |
Torque | 4.9 kgf.m a 4200 rpm | |
Relação peso/potência | 5.62 kg/hp | |
Bateria | 12 V 12 Ah | |
Ignição | TCI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 5 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Diamond tubular em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica, Ø 41 mm, 170 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor regulável, 165 mm | |
Freio dianteiro | Disco simples, 300 mm, 2 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 240 mm, 1 pistão | |
Pneu dianteiro | 100/90-19 | |
Pneu traseiro | 130/80-17 | |
Comprimento | 2180 mm | |
Altura | 1220 mm | |
Largura | 880 mm | |
Entre-eixos | 1480 mm | |
Altura do assento | N/D | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 191 kg | |
Consumo médio | 26.3 km/l | |
Tanque e autonomia | 17.5 L (460 km) | |
Reservatório de óleo | 2.8 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 1994 | U$ 7.310 | |
Quanto custaria hoje | R$ 75.538 | |
Fator de aquisição | 64.3 Difícil | |
Complexidade mecânica | 27.8 Média | |
Aproveitamento mecânico | 87.2 Baixo | |
Porte | 0 N/D | |
Nível de popularidade | 245 XP | |
Posição no Ranking | 417º | |
Custo-Benefício | 10.6 Mediano | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Falha na lubrificação nos rolamentos dos cabeçotes / Falha no sistema regulador-retificador devido ao posicionamento embaixo do assento ocasionando superaquecimento / Falha no mecanismo de pinhão e cremalheira de desengate dos discos da embreagem / Desgaste anormal do eixo do impulsor da bomba d'água / Falha no anel de retenção causando a queda do pinhão da relação (modelos 1994/1995) | |
Dados atualizados em: 09/May/2023 |