A Himalayan foi apresentada em Fevereiro de 2015 e lançada no mefcado no início de 2016 como uma motocicleta multi propósito da Royal Enfield. A equipe de design foi liderada pelo designer Pierre Treblanche, com visual vintage dos anos 1970.
Mecanicamente é equipada com o motor LS 410 desenvolvido pela Royal Enfield, um monocilindrico refrigerado a ar com pistão de curso longo..
Categoria | Dual Sport | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 1 cilindro | |
Arrefecimento | a ar | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 411 cm³ (78 mm x 86 mm) | |
 Comando de válvulas | OHC, 2 válvulas | |
Alimentação / combustível | EFI - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 9.5:1 | |
Potência | 24.5 hp a 6500 rpm | |
Potência específica | 59.61 cv/litro | |
Torque | 3.2 kgf.m a 4250 rpm | |
Relação peso/potência | 7.35 kg/hp | |
Bateria | 12 V 8 Ah | |
Ignição | TCI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 5 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Berço semi-duplo em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica, Ø 41 mm, 200 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor, 180 mm | |
Freio dianteiro | Disco simples, 300 mm, 2 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 240 mm, 1 pistão | |
Pneu dianteiro | 90/90-21 | |
Pneu traseiro | 120/90-17 | |
Comprimento | 2190 mm | |
Altura | 1360 mm | |
Largura | 840 mm | |
Entre-eixos | 1465 mm | |
Altura do assento | 800 mm | |
Vão livre | 220 mm | |
Peso seco | 180 kg | |
Consumo médio | 27.7 km/l | |
Tanque e autonomia | 15 L (416 km) | |
Reservatório de óleo | 2 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 2017 | U$ 3.999 | |
Quanto custaria hoje | R$ 26.152 | |
Fator de aquisição | 15.8 Fácil | |
Complexidade mecânica | 22.3 Média | |
Aproveitamento mecânico | 81.9 Baixo | |
Porte | 265 Médio | |
Nível de popularidade | 979 XP | |
Posição no Ranking | 21º | |
Custo-Benefício | 63.1 Excelente | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Falha nos freios devido a corrosão prematura nas pinças em países frios (recall modelos 2017-2021) / Perda de potência e superaquecimento devido a pré-ignição podendo ocasionar a troca do cabeçote (recall modelos até 2021) | |
Dados atualizados em: 25/Oct/2023 |