Royal Enfield Thunderbird 500 (BS4) - 2018

Bandeira India  A família Thinderbird, conhecida como Rumbler nas versões de exportação, foi introduzida pela Royal Enfield em 2002, à época equipada com motor austríaco AVL de 350 cm³ com carburador Mikuni-UCAL.

A variante Thunderbird 500 foi lançada em 2012 já equipada com o motor Royal Enfield UCE dotado de injeção eletrônica e duas velas de ignição. A partir de 2018, as Thunderbird podiam ser compradas em versões com ou sem freios ABS.


 Categoria  City Custom
 Motor  Ciclo Otto , 4 Tempos
 Configuração   1  cilindro
 Arrefecimento   a ar
 Cilindrada (diâmetro x curso)   499 cm³ (84 mm x 90 mm)
 Comando de válvulas   OHV, 2 válvulas
 Alimentação / combustível   EFI Keihin - Gasolina
 Sobrealimentação   Não
 Taxa de compressão   8.5:1
 Potência   27.2 hp a 5250 rpm
 Potência específica   54.51 cv/litro
 Torque   4.2 kgf.m a 4000 rpm
 Relação peso/potência   6.58 kg/hp
 Bateria   12 V 14 Ah
 Ignição   TCI
 Partida   Elétrica
 Câmbio   Mecânico, 5 marchas
 Embreagem   Multidisco em banho de óleo 
 Transmissão secundária   Corrente
 Quadro   Diamond tubular em aço
 Suspensão dianteira   Telescópica, Ø 41 mm, 130 mm
 Suspensão traseira   Duplo amortecedor a gás regulável, 80 mm
 Freio dianteiro   Disco simples, 280 mm, 2 pistões
 Freio traseiro   Disco simples, 240 mm, 1 pistão
 Pneu dianteiro   90/90-19 52 P
 Pneu traseiro   120/80-18 62 P
 Comprimento   2060 mm
 Altura   1205 mm
 Largura   790 mm
 Entre-eixos   1350 mm
 Altura do assento   775 mm
 Vão livre   135 mm
 Peso seco   179 kg
 Consumo médio   32 km/l
 Tanque e autonomia   20 L (640 km)
 Reservatório de óleo   2.5 L
 Emissão de CO²   N/D
 Preço sugerido em 2018   U$ 5.645
 Quanto custaria hoje   R$ 35.985
 Fator de aquisição  Legenda Fator de aquisição  20.1 Moderado
 Complexidade mecânica  Legenda complexidade mecânica 20.3 Média
 Aproveitamento mecânico  Legenda aproveitamento mecânico 81 Baixo
 Porte  Legenda porte 226 Médio
 Nível de popularidade  Nível de popularidade 88 XP 
 Posição no Ranking   688º Posição no Ranking 
 Custo-Benefício Icone Custo-Benefício 25.9 Bom
 Melhor utilização  Icone Viagens 
 Defeitos Prováveis Quebra da embreagem sprag, ocasionando falha na partida do motor / Falhas elétricas devido à má qualidade do chicote principal / Corrosão devido à má qualidade dos metais / Vazamentos de óleo devido a juntas e vedantes de baixa qualidade / Falhas na bomba e sistema injetor de combustível

 Dados atualizados em: 25/Oct/2023

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