A série Spada foi introduzida em 1979 como uma sport touring topo de linha da Moto Guzzi. Passou por várias melhorias ao longo de sua trajetória. A terceira geração, a SP III foi teve sua fabricação iniciada em 1988 como substituta da SP II, descontinuada um ano antes. Conta o mesmo motor da esportiva Le Mans 1000, porém com algumas diferenças como as válvulas redimensionadas, enquanto o carburador duplo, é o mesmo utilizado pelas Spada SP I e SP II anteriores. Outra melhoria, foi a substituição das rodas de 16 polegadas por modelos de 18 polegadas em ambas as rodas, que tornou a SP III Spada mais estável em altas velocidades. Conta com amortecedores Koni e garfo de suspenção da marca Bitubo. O modelo deixou de ser fabricado em 1992
Categoria | Sport Touring | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 2 cilindros em V | |
Arrefecimento | a ar | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 949 cm³ (88 mm x 78 mm) | |
 Comando de válvulas | OHV, 4 válvulas | |
Alimentação / combustível | 2 carburadores Dell'Orto PHF Ø 36 mm - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 9.5:1 | |
Potência | 71 hp a 6800 rpm | |
Potência específica | 74.82 cv/litro | |
Torque | 7.9 kgf.m a 5800 rpm | |
Relação peso/potência | 3.38 kg/hp | |
Bateria | 12 V | |
Ignição | TCI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 5 marchas | |
Embreagem | Duplo disco a seco | |
Transmissão secundária | Eixo Cardã | |
Quadro | Berço duplo em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica | |
Suspensão traseira | Duplo amortecedor | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 300 mm, 2 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 270 mm, 2 pistões | |
Pneu dianteiro | 110/90-V18 | |
Pneu traseiro | 120/90-V18 | |
Comprimento | 2200 mm | |
Altura | 1400 mm | |
Largura | 900 mm | |
Entre-eixos | 1495 mm | |
Altura do assento | 830 mm | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 240 kg | |
Consumo médio | 17.8 km/l | |
Tanque e autonomia | 22.5 L (401 km) | |
Reservatório de óleo | 3 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 1989 | U$ 6.145 | |
Quanto custaria hoje | R$ 68.568 | |
Fator de aquisição | ![]() |
|
Complexidade mecânica | ![]() | |
Aproveitamento mecânico | ![]() |
|
Porte | ![]() |
|
Nível de popularidade | ![]() |
|
Posição no Ranking | 702º ![]() |
|
Custo-Benefício | ![]() | |
Melhor utilização |
![]() | |
Defeitos Prováveis | Sem dados | |
Dados atualizados em: 16/Nov/2022 |