A Mammoth apareceu pela primeira vez no Salão de Colônia em 1966, desenvolvida pelo alemão Friedl Münch sob encomenda do ex-piloto francês Jean Murit. Era equipada inicialmente com o motor automotivo de 1000 cm³ adaptado do NSU Prinz TTS. Os modelos eram construídos à mão por 35 mecânicos na oficina de Friedl na cidade de Nieder-Florstadt. A suspensão traseira era fabricada em magnésio com amortecedores Koni, com a dianteira contando com garfos de motocross Rickman. A partir de 1968, o novo motor NSU de 1176 cm³ foi adotado, dando origem à versão TTS-E alimentado por injeção eletrônica mecânica Kugelfischer, com apenas 135 unidades produzidas nesta configuração. Foi comercializada nos Estado Unidos pelo empresário Floyd Clymer como Clymer-Münch Mammoth. Estima-se que cerca de 500 unidades foram construídas até 1975.
Categoria | Sport Vintage | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 4 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | a ar | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 1176 cm³ (75 mm x 66.6 mm) | |
 Comando de válvulas | OHC, 8 válvulas | |
Alimentação / combustível | Injeção mecânica Kugelfischer - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 9.8:1 | |
Potência | 100 hp a 7500 rpm | |
Potência específica | 85.03 cv/litro | |
Torque | 11.5 kgf.m a 4800 rpm | |
Relação peso/potência | 2.98 kg/hp | |
Bateria | 12 V | |
Ignição | Bateria e bobina | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 4 marchas | |
Embreagem | Multidisco a seco | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Berço duplo em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica | |
Suspensão traseira | Duplo amortecedor | |
Freio dianteiro | Tambor, | |
Freio traseiro | Tambor, | |
Pneu dianteiro | 3.25-19 | |
Pneu traseiro | 4.00-18 | |
Comprimento | N/D | |
Altura | N/D | |
Largura | N/D | |
Entre-eixos | N/D | |
Altura do assento | 711 mm | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 298 kg | |
Consumo médio | N/D | |
Tanque e autonomia | 24 L (0 km) | |
Reservatório de óleo | 4.5 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 1973 | U$ 5.135 | |
Quanto custaria hoje | R$ 70.850 | |
Fator de aquisição | 63 Difícil | |
Complexidade mecânica | 27.9 Média | |
Aproveitamento mecânico | 195.5 Alto | |
Porte | 0 N/D | |
Nível de popularidade | 69 XP | |
Posição no Ranking | 725º | |
Custo-Benefício | 12.5 Mediano | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Sem dados | |
Dados atualizados em: 24/Oct/2023 |