O projeto da R18 teve início em 2015, sendo apresentada em abril de 2020 e lançada na Alemanha em Setembro de 2020. Conceitualmente baseada na R5 de 1936, a R18 é a segunda tentativa da BMW, na categoria das cruisers, após a R1200C, fabricada entre 1997 e 2004. Mecanicamente, é equipada com um motor de 1.802 cm³ refrigerado a ar-óleo e duplo comando de válvulas OHV. O câmbio mecânico de 5 marchas tem a marcha a ré como opcional, os freios são Brembo, suspensão dianteira com garfo de 49 mm e amortecedor Sachs ZF na traseira.
Categoria | Cruiser Custom | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 2 cilindros boxer | |
Arrefecimento | ar / óleo | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 1802 cm³ (107 mm x 100 mm) | |
 Comando de válvulas | OHV, 8 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI Bosch BMS-K+ - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 9.6:1 | |
Potência | 91 hp a 4750 rpm | |
Potência específica | 50.5 cv/litro | |
Torque | 16 kgf.m a 3000 rpm | |
Relação peso/potência | 3.59 kg/hp | |
Bateria | 12 V | |
Ignição | TCI | |
Eletrônica | 3 modos de pilotagem Controle Eletrônico de Estabilidade Ride By Wire | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Monodisco a seco / sistema deslizante | |
Transmissão secundária | Eixo Cardã | |
Quadro | Berço duplo em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica, Ø 49 mm, 119 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor regulável, 89 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 300 mm, 4 pistões +ABS | |
Freio traseiro | Disco simples, 300 mm, 4 pistões +ABS | |
Pneu dianteiro | 120/70-R19 | |
Pneu traseiro | 180/65-B16 | |
Comprimento | 2441 mm | |
Altura | 1125 mm | |
Largura | 965 mm | |
Entre-eixos | 1729 mm | |
Altura do assento | 691 mm | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 327 kg | |
Consumo médio | 17.8 km/l | |
Tanque e autonomia | 16 L (285 km) | |
Reservatório de óleo | 4 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 2023 | U$ 15.995 | |
Quanto custaria hoje | R$ 88.771 | |
Fator de aquisição | 115.4 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 41.4 Alta | |
Aproveitamento mecânico | 155.8 Médio | |
Porte | 532 Gigante | |
Nível de popularidade | 397 XP | |
Posição no Ranking | 245º | |
Custo-Benefício | 20.3 Bom | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Sem dados | |
Dados atualizados em: 19/Aug/2023 |