A R1 está entre as referênicas em motos superesportivas desde que foi lançada em 1998. Nestes 15 anos passou por inúmeras melhorias para se manter no topo, ultimamente recebeu controle de tração, virabrequim crossplane e YCC-I que varia o tamanho do duto de admissão.
Categoria | Super Racing | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 4 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 998 cm³ (78 mm x 52.2 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 16 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI Mikuni-Denso 45EIDW - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 12.7:1 | |
Potência | 182 hp a 12500 rpm | |
Potência específica | 182.36 cv/litro | |
Torque | 11.8 kgf.m a 10000 rpm | |
Relação peso/potência | 1.04 kg/hp | |
Bateria | 12 V 8.6 Ah | |
Ignição | TCBI | |
Eletrônica | 3 modos de pilotagem Controle Eletrônico de Tração Ride By Wire | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo / sistema deslizante | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Deltabox em alumínio | |
Suspensão dianteira | Telescópica invertida regulável, Ø 43 mm, 119 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor regulável, 119 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 310 mm, 6 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 220 mm, 1 pistão | |
Pneu dianteiro | 120/70-ZR17 | |
Pneu traseiro | 190/55-ZR17 | |
Comprimento | 2070 mm | |
Altura | 1130 mm | |
Largura | 713 mm | |
Entre-eixos | 1414 mm | |
Altura do assento | 835 mm | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 189 kg | |
Consumo médio | 16 km/l | |
Tanque e autonomia | 18 L (288 km) | |
Reservatório de óleo | 3.7 L | |
Emissão de CO² | 165.4 g/km | |
Preço sugerido em 2014 | U$ 14.490 | |
Quanto custaria hoje | R$ 101.929 | |
Fator de aquisição | 163.5 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 50.8 Muito alta | |
Aproveitamento mecânico | 377.7 Alto | |
Porte | 233 Médio | |
Nível de popularidade | 477 XP | |
Posição no Ranking | 179º | |
Custo-Benefício | 10.8 Mediano | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Falha no subchicote do farol causado pelo excesso de calor (recall modelos 2010-2014) / Trepidação e deslizes na embreagem nos primeiros anos do modelo / Caixa de câmbioi danificadas por uso de quick-shifters mal instalados | |
Dados atualizados em: 22/Sep/2023 |