A Tiger 1200 Explorer foi lançada em 2012 nas versões XR com rodas de liga leve e XC com rodas raiadas e suspensão semi-ativa, mais adaptada para uso off-road . O motor é proveniente da touring Trophy 1200. Esta primeira geração durou até 2015.
Categoria | Super Crossover | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 3 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 1215 cm³ (85 mm x 71.4 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 12 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 12:1 | |
Potência | 137 hp a 9300 rpm | |
Potência específica | 112.76 cv/litro | |
Torque | 12.3 kgf.m a 6400 rpm | |
Relação peso/potência | 1.66 kg/hp | |
Bateria | 12 V 18 Ah | |
Ignição | TCI | |
Eletrônica | Controle Eletrônico de Tração | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo / sistema deslizante | |
Transmissão secundária | Eixo Cardã | |
Quadro | Treliça multitubular em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica invertida, Ø 46 mm, 190 mm | |
Suspensão traseira | Monobraço cardã regulável, 194 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 305 mm, 4 pistões +ABS | |
Freio traseiro | Disco simples, 282 mm, 2 pistões +ABS | |
Pneu dianteiro | 110/80-R19 | |
Pneu traseiro | 150/70-R17 | |
Comprimento | 2248 mm | |
Altura | 1410 mm | |
Largura | 885 mm | |
Entre-eixos | 1530 mm | |
Altura do assento | 837 mm | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 228 kg | |
Consumo médio | 17.7 km/l | |
Tanque e autonomia | 20 L (354 km) | |
Reservatório de óleo | 4 L | |
Emissão de CO² | 113.7 g/km | |
Preço sugerido em 2015 | U$ 17.490 | |
Quanto custaria hoje | R$ 120.148 | |
Fator de aquisição | ![]() |
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Complexidade mecânica | ![]() | |
Aproveitamento mecânico | ![]() |
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Porte | ![]() |
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Nível de popularidade | ![]() |
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Posição no Ranking | 225º ![]() |
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Custo-Benefício | ![]() | |
Melhor utilização |
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Defeitos Prováveis | Falha na partida com alerta de falha no Sistema TSAS em alguns modelos / Vazamento de combustível no tubo entre o quadro e o tanque de combudtível em algumas unidades / Guia de válvulas com defeito ocasionado por calor excessivo nas proteções das válvulas / Acelerador excessivamente sensível causando acelerações involuntárias em lombadas e pisos irregulares | |
Dados atualizados em: 09/May/2023 |