A série FJ foi lançada pela Yamaha em 1984 com a FJ 1100, uma sport touring equipada com um motor tetracilíndrico refrigerado a ar-óleo, 8 válvulas com duplo comando. Visualmente segue a tendência da época com um assento amplo e traseira baixa. A semi-carenagem a torna apta para viagens e também garante fácil acesso ao motor para manutenções. O grafismo com faixa horizontal em toda a extensão da carenagem também era muito utilizado em meados dos anos 1980.
Foi substituída pela FJ 1200 em 1986, modelo que ficou em produção até 1996. A série FJ foi substituída pela série FJR em 2001.
Categoria | Sport Touring | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 4 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | ar / óleo | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 1097 cm³ (74 mm x 63.8 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 16 válvulas | |
Alimentação / combustível | 4 carburadores Mikuni BS36 - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 9.5:1 | |
Potência | 125 hp a 9000 rpm | |
Potência específica | 113.95 cv/litro | |
Torque | 8.77 kgf.m a 8000 rpm | |
Relação peso/potência | 1.82 kg/hp | |
Bateria | 12 V 14 Ah | |
Ignição | TCI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 5 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Berço duplo em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica regulável, Ø 41 mm, 126 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor a gás regulável, 120 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 282 mm, 2 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 282 mm, 2 pistões | |
Pneu dianteiro | 120/80-VR16 | |
Pneu traseiro | 150/80-VR16 | |
Comprimento | 2175 mm | |
Altura | 1200 mm | |
Largura | 730 mm | |
Entre-eixos | 1490 mm | |
Altura do assento | 780 mm | |
Vão livre | 140 mm | |
Peso seco | 227 kg | |
Consumo médio | 14.5 km/l | |
Tanque e autonomia | 24.5 L (355 km) | |
Reservatório de óleo | 4.2 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 1984 | U$ 4.999 | |
Quanto custaria hoje | R$ 59.903 | |
Fator de aquisição | ![]() |
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Complexidade mecânica | ![]() | |
Aproveitamento mecânico | ![]() |
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Porte | ![]() |
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Nível de popularidade | ![]() |
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Posição no Ranking | 494º ![]() |
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Custo-Benefício | ![]() | |
Melhor utilização |
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Defeitos Prováveis | Sem dados | |
Dados atualizados em: 22/Sep/2023 |