A 999 foi lançada em 2003 como substituta da 998. Seu design, assinado por Pierre Terblanche sempre foi alvo de críticas por conta de sua dianteira pouco inspirada. Mesmo assim é uma evolução em termos dinâmicos e alcançando bom desempenho no Campeonato Mundial de Superbike. É equipada com o motor Testastretta arrefecido a líquido com embreagem multidisco a seco e duplo comando desmodrômico de 8 válvulas. Foi produzida até 2006, substituída pela 1098 no ano seguinte
Categoria | Sport Racing | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 2 cilindros em L | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 998 cm³ (100 mm x 63.5 mm) | |
 Comando de válvulas | Duplo desmodrômico, 8 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI Webber-Marelli Ø 54 mm - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 11.4:1 | |
Potência | 124 hp a 9500 rpm | |
Potência específica | 124.25 cv/litro | |
Torque | 10.8 kgf.m a 8000 rpm | |
Relação peso/potência | 1.6 kg/hp | |
Bateria | 12 V 10 Ah | |
Ignição | TCI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco a seco / sistema deslizante | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Treliça multitubular em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica invertida regulável, Ø 43 mm, 125 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor regulável, 71 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 320 mm, 4 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 240 mm, 2 pistões | |
Pneu dianteiro | 120/70ZR17 | |
Pneu traseiro | 190/50-ZR17 | |
Comprimento | 2095 mm | |
Altura | 1090 mm | |
Largura | 730 mm | |
Entre-eixos | 1420 mm | |
Altura do assento | 780 mm | |
Vão livre | 125 mm | |
Peso seco | 199 kg | |
Consumo médio | 16.9 km/l | |
Tanque e autonomia | 15.5 L (262 km) | |
Reservatório de óleo | 3.4 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 2003 | U$ 17.695 | |
Quanto custaria hoje | R$ 156.582 | |
Fator de aquisição | 196.5 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 39.7 Alta | |
Aproveitamento mecânico | 259.7 Alto | |
Porte | 237 Médio | |
Nível de popularidade | 252 XP | |
Posição no Ranking | 409º | |
Custo-Benefício | 7 Ruim | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Chicote elétrico sofre avarias ao redor da caixa da bateria / Falhas no relé da bomba de combustível / Falhas no relé do farol / Bobina frontal suscetível a corrosão | |
Dados atualizados em: 17/Sep/2024 |