A primeira geração (K46) da S 1000 RR foi introduzida em 2008 com o objetivo de tornar a BMW competitiva entre as superesportivas. O modelo logo se tornou refer≖ncia da categoria não só pelo desempenho do seu motor e leveza do conjunto, mas pela eletrônica embarcada. A segunda fase do modelo foi fabricada entre 2010 e 2014 sem apresentar grandes mudanças técnicas em relação aos modelos da primeira fase, fabricados entre 2008 a 2011.
Categoria | Super Racing | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 4 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 999 cm³ (80 mm x 49.7 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 16 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI Bosch BMS-K - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 13:1 | |
Potência | 193 hp a 13000 rpm | |
Potência específica | 193.19 cv/litro | |
Torque | 11.4 kgf.m a 9750 rpm | |
Relação peso/potência | 0.92 kg/hp | |
Bateria | 12 V 10 Ah | |
Ignição | TCBI | |
Eletrônica | 4 modos de pilotagem Controle Eletrônico de Tração | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo / sistema deslizante | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Dupla trave em alumínio | |
Suspensão dianteira | Telescópica invertida regulável, Ø 46 mm, 120 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor regulável, 130 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 320 mm, 4 pistões +ABS | |
Freio traseiro | Disco simples, 220 mm, 1 pistão +ABS | |
Pneu dianteiro | 120/70-ZR17 | |
Pneu traseiro | 190/55-ZR17 | |
Comprimento | 2056 mm | |
Altura | 1138 mm | |
Largura | 826 mm | |
Entre-eixos | 1422 mm | |
Altura do assento | 820 mm | |
Vão livre | N/D | |
Peso seco | 178 kg | |
Consumo médio | 16.9 km/l | |
Tanque e autonomia | 17.5 L (296 km) | |
Reservatório de óleo | 3.9 L | |
Emissão de CO² | 132.2 g/km | |
Preço sugerido em 2013 | U$ 15.050 | |
Quanto custaria hoje | R$ 108.351 | |
Fator de aquisição | 169.6 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 49.6 Muito alta | |
Aproveitamento mecânico | 399.3 Alto | |
Porte | 248 Médio | |
Nível de popularidade | 591 XP | |
Posição no Ranking | 114º | |
Custo-Benefício | 11.1 Mediano | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Sem dados | |
Dados atualizados em: 07/Dec/2020 |