A GSX 1300 R Hayabusa foi originalmente lançada em 1999 como uma hiperesportiva capaz de alcançar velociadade final acima dos 300 km/h.
Esta segunda geração foi produzida entre 2008 e 2012, com motor que passou de 1299 cm³ para 1340 ³, garfo de suspensão com revestimento de diamantado, freio dianteiro com duplo disco Tokico, sistema ABS, a partir de 2012, taxa de compressão maior, de 12.5:1, potência de 197 hp e torque de 15.8 kgmf.
Categoria | Super Racing | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 4 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 1340 cm³ (81 mm x 65 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 16 válvulas | |
Alimentação / combustível | MPFI Denso-Keihin SDTV - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 12.5:1 | |
Potência | 197 hp a 9500 rpm | |
Potência específica | 147.01 cv/litro | |
Torque | 15.8 kgf.m a 7200 rpm | |
Relação peso/potência | 1.12 kg/hp | |
Bateria | 12 V 10 Ah | |
Ignição | TCBI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Dupla trave em alumínio | |
Suspensão dianteira | Telescópica invertida regulável, Ø 43 mm, 124 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor regulável, 130 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 310 mm, 4 pistões +ABS | |
Freio traseiro | Disco simples, 260 mm, 2 pistões +ABS | |
Pneu dianteiro | 120/70-17 58W | |
Pneu traseiro | 190/50-17 73W | |
Comprimento | 2190 mm | |
Altura | 1165 mm | |
Largura | 735 mm | |
Entre-eixos | 1480 mm | |
Altura do assento | 805 mm | |
Vão livre | 120 mm | |
Peso seco | 220 kg | |
Consumo médio | 14.5 km/l | |
Tanque e autonomia | 21 L (305 km) | |
Reservatório de óleo | 3.9 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 2012 | U$ 13.999 | |
Quanto custaria hoje | R$ 103.094 | |
Fator de aquisição | 152 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 46.7 Alta | |
Aproveitamento mecânico | 361.2 Alto | |
Porte | 285 Médio | |
Nível de popularidade | 494 XP | |
Posição no Ranking | 163º | |
Custo-Benefício | 13.4 Mediano | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Falso neutro entre a quinta e sexta marchas/ Desengate involuntário ao acelerar em primeira marcha / Parafusos internos da embreagem se soltando e provocando ruídos na tampa da embreagem / Falhas no motor de partida ocasionado por umidade / Defeitos no sistema de estator-retificador devido a fuga de corrente / Falhas no ventilador e sistema de arrefecimento ocasionando superaquecimento / Quebra do rolamento da roda traseira | |
Dados atualizados em: 25/Oct/2023 |