A série GS de motocicletas naked equipadas com motores de 2 cilindros paralelos foi introduzida pela Suzuki em 1976, com a GS 500 E sendo introduzida no mercado mundial em 1989 sob código-modelo EK. Esta primeira geração ficou em produção até o ano 2000 com o código-modelo EY. Conta com semi-guidões e suspensão dianteira regulável. O modelo tem mecânica simples e robusta, sendo versátil para uso urbano e rodoviário
Categoria | Sport Naked | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 2 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | a ar | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 487 cm³ (74 mm x 56.6 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 4 válvulas | |
Alimentação / combustível | 2 carburadores Mikuni BST33SS - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 9:1 | |
Potência | 47 hp a 9200 rpm | |
Potência específica | 96.51 cv/litro | |
Torque | 4.1 kgf.m a 7400 rpm | |
Relação peso/potência | 3.6 kg/hp | |
Bateria | 12 V 11 Ah | |
Ignição | TCI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Berço duplo em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica regulável, Ø 41 mm, 120 mm | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor regulável, 115 mm | |
Freio dianteiro | Disco simples, 310 mm, 2 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 250 mm, 2 pistões | |
Pneu dianteiro | 110/70-17 54H | |
Pneu traseiro | 130/70-17 62H | |
Comprimento | 2075 mm | |
Altura | 1045 mm | |
Largura | 745 mm | |
Entre-eixos | 1410 mm | |
Altura do assento | 790 mm | |
Vão livre | 155 mm | |
Peso seco | 169 kg | |
Consumo médio | 19.5 km/l | |
Tanque e autonomia | 17 L (332 km) | |
Reservatório de óleo | 2.9 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 1998 | U$ 4.199 | |
Quanto custaria hoje | R$ 40.620 | |
Fator de aquisição | 33.7 Moderado | |
Complexidade mecânica | 27.5 Média | |
Aproveitamento mecânico | 145.8 Médio | |
Porte | 206 Médio | |
Nível de popularidade | 629 XP | |
Posição no Ranking | 96º | |
Custo-Benefício | 21.1 Bom | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Travamento da balança de suspensão traseira por falta de lubrificação / Falhas na fiação que passa perto dos cabeçotes devido ao calor | |
Dados atualizados em: 18/Jul/2023 |