Obra do designer italiano Massimo Tamburini, a 916 foi lançada em 1994 como sucessora da Ducati 888. Seu motor era o Desmoquattro, com refrigeração líquida e 4 válvulas por cilindro. Contava com alimentação por injeção elerônica, ainda rara em motocicletas na época. O grande destaque da 916 é seu design icônico com carenagem integral minimalista, rodas Marchesinni de três pontas e duplo escapamento posicionado abaixo do assento monoposto. Foi substituída pela 996 em 1998
Categoria | Sport Racing | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 2 cilindros em L | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 916 cm³ (94 mm x 66 mm) | |
 Comando de válvulas | Duplo desmodrômico, 8 válvulas | |
Alimentação / combustível | EFI Weber IAW CPU P8 - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 11:1 | |
Potência | 109 hp a 9000 rpm | |
Potência específica | 119 cv/litro | |
Torque | 9 kgf.m a 7000 rpm | |
Relação peso/potência | 1.82 kg/hp | |
Bateria | 12 V 16 Ah | |
Ignição | TCI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 6 marchas | |
Embreagem | Multidisco a seco | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Treliça multitubular em aço | |
Suspensão dianteira | Telescópica invertida regulável, Ø 43 mm, 127 mm | |
Suspensão traseira | Monobraço regulável, 71 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 320 mm, 2 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 220 mm, 1 pistão | |
Pneu dianteiro | 120/70-ZR17 | |
Pneu traseiro | 190/50-ZR17 | |
Comprimento | 2050 mm | |
Altura | 1090 mm | |
Largura | 685 mm | |
Entre-eixos | 1410 mm | |
Altura do assento | 790 mm | |
Vão livre | 150 mm | |
Peso seco | 198 kg | |
Consumo médio | 19.2 km/l | |
Tanque e autonomia | 17 L (326 km) | |
Reservatório de óleo | 4 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 1994 | U$ 14.500 | |
Quanto custaria hoje | R$ 149.836 | |
Fator de aquisição | ![]() |
|
Complexidade mecânica | ![]() | |
Aproveitamento mecânico | ![]() |
|
Porte | ![]() |
|
Nível de popularidade | ![]() |
|
Posição no Ranking | 434º ![]() |
|
Custo-Benefício | ![]() | |
Melhor utilização |
![]() ![]() | |
Defeitos Prováveis | Sem dados | |
Dados atualizados em: 09/Dec/2020 |