Lançada em 1996, a YZF 1000 R Thunderace sucedeu a FZR 1000, dotada de maior tecnologia, com motor o Yamaha Genesis de 5 válvulas por cilindro e quadro Deltabox em alumínio. Teve apenas uma geração produzida entre 1996 e 2001, sucedida pela YZF-R1
Categoria | Super Racing | |
Motor | Ciclo Otto , 4 Tempos | |
Configuração | 4 cilindros paralelos | |
Arrefecimento | líquida | |
Cilindrada (diâmetro x curso) | 1002 cm³ (75.5 mm x 56 mm) | |
 Comando de válvulas | DOHC, 20 válvulas | |
Alimentação / combustível | 4 carburadores Mikuni BDSR38 - Gasolina | |
Sobrealimentação | Não | |
Taxa de compressão | 11.5:1 | |
Potência | 145 hp a 10000 rpm | |
Potência específica | 144.71 cv/litro | |
Torque | 11 kgf.m a 8500 rpm | |
Relação peso/potência | 1.37 kg/hp | |
Bateria | 12 V 12 Ah | |
Ignição | TCI | |
Partida | Elétrica | |
Câmbio | Mecânico, 5 marchas | |
Embreagem | Centrífuga em banho de óleo / sistema deslizante | |
Transmissão secundária | Corrente | |
Quadro | Deltabox em alumínio | |
Suspensão dianteira | Telescópica regulável | |
Suspensão traseira | Monoamortecedor regulável | |
Freio dianteiro | Disco duplo, 298 mm, 4 pistões | |
Freio traseiro | Disco simples, 245 mm, 2 pistões | |
Pneu dianteiro | 120/70-ZR17 | |
Pneu traseiro | 180/55-ZR17 | |
Comprimento | 2085 mm | |
Altura | N/D | |
Largura | 740 mm | |
Entre-eixos | 1433 mm | |
Altura do assento | 795 mm | |
Vão livre | 135 mm | |
Peso seco | 198 kg | |
Consumo médio | 16.8 km/l | |
Tanque e autonomia | 19 L (319 km) | |
Reservatório de óleo | 3.2 L | |
Emissão de CO² | N/D | |
Preço sugerido em 1998 | U$ 9.735 | |
Quanto custaria hoje | R$ 94.174 | |
Fator de aquisição | 162.2 Muito Difícil | |
Complexidade mecânica | 54.6 Muito alta | |
Aproveitamento mecânico | 301.6 Alto | |
Porte | 243 Médio | |
Nível de popularidade | 407 XP | |
Posição no Ranking | 235º | |
Custo-Benefício | 9.1 Ruim | |
Melhor utilização | ||
Defeitos Prováveis | Sem dados | |
Dados atualizados em: 22/Sep/2023 |